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https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15537
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Mendes, José Ubiragi de Lima | pt_BR |
dc.contributor.author | Ford, Elmo Thiago Lins Cöuras | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T14:57:43Z | - |
dc.date.available | 2008-09-26 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-12-17T14:57:43Z | - |
dc.date.issued | 2008-03-14 | pt_BR |
dc.identifier.citation | FORD, Elmo Thiago Lins Cöuras. Análise quali-quantitativa do deslocamento da camada-limite em carrocerias veiculares. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/15537 | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aerodinâmica | por |
dc.subject | Camada-limite | por |
dc.subject | Escoamento de fluído | por |
dc.subject | Carroceria veicular | por |
dc.title | Análise quali-quantitativa do deslocamento da camada-limite em carrocerias veiculares | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFRN | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica | por |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2683581273085136 | por |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7103009428184656 | por |
dc.contributor.referees1 | Souza, Luiz Guilherme Meira de | pt_BR |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0801747108308706 | por |
dc.contributor.referees2 | Souza Júnior, Caubi Ferreira | pt_BR |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5346630547885521 | por |
dc.description.resumo | Dois dos principais objetivos no estudo da aerodinâmica de veículos é a segurança e o desempenho. Esses objetivos podem ser alcançados através do desenvolvimento de dispositivos que modifiquem o escoamento de ar ao redor do veículo e também através de alterações da forma das superfícies externas. O perfil mais baixo da frente do veículo, por exemplo, tem grande influência sobre o coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) e posteriormente sobre grande parte da distribuição de pressão ao longo da superfície do veículo. O objetivo deste trabalho foi de analisar o comportamento aerodinâmico que incide sobre 2 (dois) tipos de carrocerias de veículos, baseado em experimentação em túnel aerodinâmico, visando determinar a eficiência aerodinâmica de cada uma delas. Foram comparados dois modelos de veículos, sendo um deles com configuração familiar, muito comum nas grandes cidades e outro modelo com configuração esportiva mais voltado para o desempenho, ambos com escala 1:18. Para a realização do experimento foi construído um túnel aerodinâmico do tipo soprador com circuito aberto, onde foram analisadas as distribuições de pressão nas superfícies inferiores e superiores da carroceria dos modelos e o deslocamento da camada-limite. Tomando-se por base toda a teórica deste trabalho, com relação à aerodinâmica de carroceria, considerou-se nesta dissertação que essa filosofia de pesquisa é capaz de gerar reflexos positivos, que podem tornar os veículos cada vez mais eficientes e influenciar positivamente nos níveis de segurança e desempenho | por |
dc.publisher.department | Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | por |
Appears in Collections: | PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica |
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