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dc.contributor.advisorMendes, José Ubiragi de Limapt_BR
dc.contributor.authorFord, Elmo Thiago Lins Cöuraspt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T14:57:43Z-
dc.date.available2008-09-26pt_BR
dc.date.available2014-12-17T14:57:43Z-
dc.date.issued2008-03-14pt_BR
dc.identifier.citationFORD, Elmo Thiago Lins Cöuras. Análise quali-quantitativa do deslocamento da camada-limite em carrocerias veiculares. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15537-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAerodinâmicapor
dc.subjectCamada-limitepor
dc.subjectEscoamento de fluídopor
dc.subjectCarroceria veicularpor
dc.titleAnálise quali-quantitativa do deslocamento da camada-limite em carrocerias veicularespor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Mecânicapor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2683581273085136por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7103009428184656por
dc.contributor.referees1Souza, Luiz Guilherme Meira dept_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0801747108308706por
dc.contributor.referees2Souza Júnior, Caubi Ferreirapt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5346630547885521por
dc.description.resumoDois dos principais objetivos no estudo da aerodinâmica de veículos é a segurança e o desempenho. Esses objetivos podem ser alcançados através do desenvolvimento de dispositivos que modifiquem o escoamento de ar ao redor do veículo e também através de alterações da forma das superfícies externas. O perfil mais baixo da frente do veículo, por exemplo, tem grande influência sobre o coeficiente de penetração aerodinâmica (Cx) e posteriormente sobre grande parte da distribuição de pressão ao longo da superfície do veículo. O objetivo deste trabalho foi de analisar o comportamento aerodinâmico que incide sobre 2 (dois) tipos de carrocerias de veículos, baseado em experimentação em túnel aerodinâmico, visando determinar a eficiência aerodinâmica de cada uma delas. Foram comparados dois modelos de veículos, sendo um deles com configuração familiar, muito comum nas grandes cidades e outro modelo com configuração esportiva mais voltado para o desempenho, ambos com escala 1:18. Para a realização do experimento foi construído um túnel aerodinâmico do tipo soprador com circuito aberto, onde foram analisadas as distribuições de pressão nas superfícies inferiores e superiores da carroceria dos modelos e o deslocamento da camada-limite. Tomando-se por base toda a teórica deste trabalho, com relação à aerodinâmica de carroceria, considerou-se nesta dissertação que essa filosofia de pesquisa é capaz de gerar reflexos positivos, que podem tornar os veículos cada vez mais eficientes e influenciar positivamente nos níveis de segurança e desempenhopor
dc.publisher.departmentTecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociênciaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApor
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