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Título: Simulação de reservatórios não convencionais para armazenamento de gás natural veicular
Autor(es): Vilhena, John Edward Neira
Palavras-chave: Armazenamento de GNV;CAD;MEF;NGV Storage;CAD;FEM;Gás natural;Gás natural veicular;Armazenamento;Método dos elementos finitos;Adsorção Gás natural;Natural gas;Natural gas vehicle;Storage;Method of the finite elements;Adsorção - Natural Gas
Data do documento: 4-Jun-2004
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: VILHENA, John Edward Neira. Simulação de reservatórios não convencionais para armazenamento de gás natural veicular. 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.
Resumo: The investigation of viability to use containers for Natural Gas Vehicle (NGV) storage, with different geometries of commercial standards, come from necessity to join the ambient, financial and technological benefits offered by the gas combustion, to the convenience of not modify the original proposal of the automobile. The use of these current cylindrical models for storage in the converted vehicles is justified by the excellent behavior that this geometry presents about the imposed tensions for the high pressure that the related reservoirs are submitted. However, recent research directed toward application of adsorbent materials in the natural gas reservoirs had proven a substantial redusction of pressure and, consequently, a relief of the tensions in the reservoirs. However, this study considers alternative geometries for NGV reservoirs, searching the minimization of dimensions and weight, remaining capacity to resist the tensions imposed by the new pressure situation. The proposed reservoirs parameters are calculated through a mathematical study of the internal pressure according to Brazilian standards (NBR) for pressure vessels. Finally simulations of the new geometries behavior are carried through using a commercially avaible Finite Element Method (FEM) software package ALGOR® to verify of the reservoirs efficincy under the gas pressure load
metadata.dc.description.resumo: A investigação da viabilidade de se utilizar recipientes para armazenamento de gás natural veicular (GNV), com geometrias diferentes dos padrões comerciais, parte da necessidade de se aliar os benefícios ambientais, financeiros e tecnológicos oferecidos pela combustão do gás, à conveniência de não se alterar a proposta original do automóvel. O uso dos atuais modelos cilíndricos para estocagem nos veículos convertidos justifica-se pelo excelente comportamento que essa geometria apresenta diante das tensões provocadas pela alta pressão a que os referidos reservatórios estão submetidos. Entretanto, recentes pesquisas, voltadas para aplicação de materiais adsorventes nos reservatórios de gás natural, comprovaram uma substancial redução de pressão e, consequentemente, um alívio das tensões nos reservatórios. Diante desse contexto, este estudo propõe geometrias alternativas para os reservatórios de GNV buscando a minimização das dimensões e do peso, mantendo-se, porém, a capacidade de resistir às tensões impostas pela nova situação de pressão. Todos os parâmetros geométricos dos reservatórios propostos são calculados realizando o estudo matemático das tensões internas de trabalho tomando como base à norma brasileira (NBR). Por último são realizadas simulações do comportamento das novas geometrias fazendo uso do software comercial ALGOR® o qual se baseia no Método dos Elementos Finitos (MEF), para realizar a comprovação da eficiência dos reservatórios sob a pressão imposta pelo gás
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15546
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Engenharia Mecânica

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