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Título: Mecanismos de desgaste, história térmica e ciclo de vida de componentes de um motor de combustão interna de aeromodelo
Autor(es): Lima, érika Christiane Correia de
Palavras-chave: Motor de combustão;Termomecânica
Data do documento: 21-Dez-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: LIMA, érika Christiane Correia de. Mecanismos de desgaste, história térmica e ciclo de vida de componentes de um motor de combustão interna de aeromodelo. 2010. 124 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Materiais; Projetos Mecânicos; Termociências) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: We developed an assay methodology that considered the temperature variation and the scanning electron microscopy as a method to quantify and characterize respectively the consumption evolution in three 46 LA machines, with internal combustion and two-stroke engines, 7.64 cm3 cylinder capacity, 23.0 millimeters diameter and 18.4 millimeters course, RPM service from 2.000 to 16.000 rpm, 1.2 HP power, and 272 grams weight. The investigated engines components were: (1) head of the engine (Al-Si alloy), (2) piston (Al-Si alloy) and (3) piston pin (AISI 52100 steel). The assays were carried out on a desktop; engines 1 and 2 were assayed with no load, whereas in two assays of engine 3 we added a fan with wind speed that varied from 8.10 m/s to 11.92 m/s, in order to identify and compare the engine dynamic behavior as related to the engines assayed with no load. The temperatures of the engine s surface and surroundings were measured by two type K thermopairs connected to the assay device and registered in a microcomputer with data recording and parameters control and monitoring software, throughout the assays. The consumed surface of the components was analyzed by scanning electron microscopy (SEM) and microanalysis-EDS. The study was complemented with shape deformation and mass measurement assays. The temperature variation was associated with the oxides morphology and the consumption mechanisms were discussed based on the relation between the thermal mechanical effects and the responses of the materials characterization
metadata.dc.description.resumo: Foi desenvolvida uma metodologia de ensaio que considerou a variação da temperatura e a microscopia eletrônica de varredura um método de quantificar e qualificar respectivamente a evolução do desgaste em três máquinas 46 LA de motor de combustão interna de dois cursos, com uma capacidade de cilindro de 7,64 cm3, de 23,0 milímetros de diâmetro e de curso de 18.4 milímetros, RPM de serviço de 2.000 a 16.000 rpm, potência de 1,2 HP, peso de 272 gramas. Os componentes do motor investigados foram: (1) cabeça do motor (liga Al-Si), (2) pistão (liga Al-Si) e (3) pino do pistão (Aço AISI 52100). Os ensaios foram realizados em uma bancada, os motores 1 e 2 foram ensaiados sem carga, e o motor 3 foi adicionado a dois ensaios um ventilador com velocidade do vento que variava entre 8,10 m/s a 11,92 m/s, com a finalidade de identificar e comparar o comportamento dinâmico do motor com os motores ensaiados sem carregamento. As temperaturas próxima ao contato e ambiente foram medidas através de dois termopares tipo K conectados ao dispositivo de ensaio e registradas por um microcomputador com software de aquisição de dados, controle e monitoramento dos parâmetros durante os ensaios. A superfície desgastada dos componentes foi analisada por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microanálise-EDS. O estudo foi complementado por ensaios de desvio de forma e medição de massa. A variação de temperatura associou-se à morfologia dos óxidos e os mecanismos de desgastes evidenciados foram discutidos correlacionando-se a solicitação termomecânica às respostas da caracterização dos materiais
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15625
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