Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16030
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFossa, John Andrewpt_BR
dc.contributor.authorAlbuquerque, Regina Lúcia Tarquínio dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:48Z-
dc.date.available2008-01-04pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:48Z-
dc.date.issued2004-04-15pt_BR
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Regina Lúcia Tarquínio de. A matemática sob a ótica do Tarô: Uma experiência com a educação de jovens e adultos. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16030-
dc.description.abstractLa recherche de la formation des citoyens critiques et participatifs, dans le travail pédagogique avec les jeunes et les adultes, a besoin d un entraînement pédagogique qui va au delà de l attitude traditionnelle d'apprendre avec des méthodes mécaniques et arbitraires qui, en insistant excessivement sur l image du professeur, donnent priorité à l'enseignement, au détriment de l apprentissage. Dans ce sens, la présente étude, cherchant la possibilité de réalisation d'un travail alternatif pour l'enseignement des Mathématiques, dans une perspective transdisciplinaire, dans le sens de développer l apprentissage significatif des étudiants jeunes et adultes du Projet Croire, présente les résultats d'une recherche-intervention qui a utilisé les lettres du tarot comme ressource didactique en salle de classe. On prétend, avec cela, montrer cet instrument comme facilité d apprentissage de contenus des Mathématiques comme systèmes de numération, nombres entiers et géométrie, en amenant les Mathématiques dans une perspective historique et culturelle et donnant un traitement global à l'acte complexe d'apprendre. Dans ce travail, le jeune étudiant et l étudiant adulte est pris comme individu concret, prenant en considération les aspects cognitifs et les aspects d attitude de son apprentissage, ce qui est favorisé par la nature des lettres du tarot et par la compréhension adoptée, des mathématiques comme système symboliquefra
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectJovens e adultospor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectTarôpor
dc.subjectSistema simbólicopor
dc.subjectJeunes et adultesfra
dc.subjectRessource didactiquefra
dc.subjectTarotfra
dc.subjectSystème symboliquefra
dc.titleA matemática sob a ótica do Tarô: Uma experiência com a educação de jovens e adultospor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5542795967596579por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2466525106349625por
dc.contributor.referees1Brito, Arlete de Jesuspt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9945721468897540por
dc.contributor.referees2Dias, André Luís Mattedipt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4658965577765594por
dc.description.resumoA busca da formação de cidadãos críticos e participativos, no trabalho educativo com jovens e adultos, enseja uma prática docente que vá além da postura tradicional de ensinar com métodos mecânicos e arbitrários, que, ao focarem excessivamente a figura do professor, priorizam o ensino, em detrimento da aprendizagem. Nessa direção, o presente estudo, ao procurar a possibilidade de realização de um trabalho alternativo para o ensino de Matemática, numa perspectiva transdisciplinar, no sentido de desenvolver aprendizagem significativa de alunos jovens e adultos do Projeto Acreditar, apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção que utilizou as cartas de tarô como recurso didático em sala de aula. Pretende-se, com isso, mostrar tal instrumento como facilitador da aprendizagem de conteúdos da Matemática como sistemas de numeração, números inteiros e geometria, tomando a Matemática numa perspectiva histórico-cultural e dando um tratamento holístico ao complexo ato de aprender. Nesse trabalho, o aluno jovem e adulto é tomado como indivíduo concreto, levando-se em consideração os aspectos cognitivos e atitudinais de seu aprender, o que é favorecido pela natureza das cartas do tarô e pela compreensão adotada, de matemática como sistema simbólicopor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReginaLTA.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.