Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16030
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Fossa, John Andrew | pt_BR |
dc.contributor.author | Albuquerque, Regina Lúcia Tarquínio de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-12-17T15:04:48Z | - |
dc.date.available | 2008-01-04 | pt_BR |
dc.date.available | 2014-12-17T15:04:48Z | - |
dc.date.issued | 2004-04-15 | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Regina Lúcia Tarquínio de. A matemática sob a ótica do Tarô: Uma experiência com a educação de jovens e adultos. 2004. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2004. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16030 | - |
dc.description.abstract | La recherche de la formation des citoyens critiques et participatifs, dans le travail pédagogique avec les jeunes et les adultes, a besoin d un entraînement pédagogique qui va au delà de l attitude traditionnelle d'apprendre avec des méthodes mécaniques et arbitraires qui, en insistant excessivement sur l image du professeur, donnent priorité à l'enseignement, au détriment de l apprentissage. Dans ce sens, la présente étude, cherchant la possibilité de réalisation d'un travail alternatif pour l'enseignement des Mathématiques, dans une perspective transdisciplinaire, dans le sens de développer l apprentissage significatif des étudiants jeunes et adultes du Projet Croire, présente les résultats d'une recherche-intervention qui a utilisé les lettres du tarot comme ressource didactique en salle de classe. On prétend, avec cela, montrer cet instrument comme facilité d apprentissage de contenus des Mathématiques comme systèmes de numération, nombres entiers et géométrie, en amenant les Mathématiques dans une perspective historique et culturelle et donnant un traitement global à l'acte complexe d'apprendre. Dans ce travail, le jeune étudiant et l étudiant adulte est pris comme individu concret, prenant en considération les aspects cognitifs et les aspects d attitude de son apprentissage, ce qui est favorisé par la nature des lettres du tarot et par la compréhension adoptée, des mathématiques comme système symbolique | fra |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino de Matemática | por |
dc.subject | Jovens e adultos | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Tarô | por |
dc.subject | Sistema simbólico | por |
dc.subject | Jeunes et adultes | fra |
dc.subject | Ressource didactique | fra |
dc.subject | Tarot | fra |
dc.subject | Système symbolique | fra |
dc.title | A matemática sob a ótica do Tarô: Uma experiência com a educação de jovens e adultos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UFRN | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática | por |
dc.contributor.authorID | por | |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5542795967596579 | por |
dc.contributor.advisorID | por | |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 | por |
dc.contributor.referees1 | Brito, Arlete de Jesus | pt_BR |
dc.contributor.referees1ID | por | |
dc.contributor.referees1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9945721468897540 | por |
dc.contributor.referees2 | Dias, André Luís Mattedi | pt_BR |
dc.contributor.referees2ID | por | |
dc.contributor.referees2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4658965577765594 | por |
dc.description.resumo | A busca da formação de cidadãos críticos e participativos, no trabalho educativo com jovens e adultos, enseja uma prática docente que vá além da postura tradicional de ensinar com métodos mecânicos e arbitrários, que, ao focarem excessivamente a figura do professor, priorizam o ensino, em detrimento da aprendizagem. Nessa direção, o presente estudo, ao procurar a possibilidade de realização de um trabalho alternativo para o ensino de Matemática, numa perspectiva transdisciplinar, no sentido de desenvolver aprendizagem significativa de alunos jovens e adultos do Projeto Acreditar, apresenta os resultados de uma pesquisa-intervenção que utilizou as cartas de tarô como recurso didático em sala de aula. Pretende-se, com isso, mostrar tal instrumento como facilitador da aprendizagem de conteúdos da Matemática como sistemas de numeração, números inteiros e geometria, tomando a Matemática numa perspectiva histórico-cultural e dando um tratamento holístico ao complexo ato de aprender. Nesse trabalho, o aluno jovem e adulto é tomado como indivíduo concreto, levando-se em consideração os aspectos cognitivos e atitudinais de seu aprender, o que é favorecido pela natureza das cartas do tarô e pela compreensão adotada, de matemática como sistema simbólico | por |
dc.publisher.department | Ensino de Ciências Naturais e Matemática | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | por |
Aparece nas coleções: | PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReginaLTA.pdf | 1,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.