Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16044
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Márcia Gorette Lima dapt_BR
dc.contributor.authorCarneiro, Suely Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:50Z-
dc.date.available2008-11-26pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:50Z-
dc.date.issued2008-07-30pt_BR
dc.identifier.citationCARNEIRO, Suely Oliveira. Opiniões sobre estágio curricular e prática de ensino na licenciatura em química: o caso do CEFET-PB. 2008. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16044-
dc.description.abstractThe Brazilian legal documents are directing the reformulation of the courses that prepare students to be teachers. Through out the country many institutions look for to fit themselves in such documents. On the other hand, other IES (Superior Education Institutions), when they are setting up such courses they looked for to be adequate to the new public politics. Based on the National Curricular Norms to form teachers for Basic Education, in tertiary level, in 2004 it was created at the CEFET-PB,the Chemistry Course (Licenciatura) to prepare people to be teachers, whose organization. This work presents the results of a research of phenomenological nature that aimed to comprehend the teachers opinions, in the range of discussions about the current politics of formation, particularly related to the CNE/CP 1 and CNE/CP 2/2002 resolutions. This work based on the curricular proposal for the Chemistry Course (Licenciatura), presents the relationship between the probationary period and the teaching practice at the CEFET-PB, in order to contribute for a reflection about these categories to clarify the teachers of the course. It started from the consideration of all changes operated in contemporary society implies changes on teacher's pedagogical practices. It was used tow instruments for the data collection: a questionnaire with open and closed questions and recordable interviews. Nine teachers form the CEFET-PB took apart and four licensed teachers. It was based in a theoretic frame as a support for discussions about the different models of teachers formation. We concluded that the representations of teachers about probationary period the practice on the activity for the teachers formation was strongly anchored in characteristic elements of the formative tendency of a institution that historically acted on a technician formation, and the results pointed to strong signs of attitudes based on a model of the technical rationalityeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectLicenciatura em Químicapor
dc.subjectProbationary periodeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectPublic politicseng
dc.subjectChemistry licenciaturaeng
dc.titleOpiniões sobre estágio curricular e prática de ensino na licenciatura em química: o caso do CEFET-PBpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1023832521754883por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294por
dc.contributor.referees1Henriques, Paulo de Tarso Costapt_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5651543854058597por
dc.contributor.referees2Dantas, Josivânia Marisapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6685565063970044por
dc.description.resumoOs documentos legais brasileiros estão orientando a reformulação dos cursos de formação de professores. Em todo o país muitas instituições procuram se adequar a tais documentos. Outras Instituições de Ensino Superior IES já na implantação dos cursos procuravam se adequar às novas políticas públicas. Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para a formação de professores da Educação Básica, em nível superior, cria-se em 2004 o Curso de Licenciatura em Química no CEFET-PB, cuja organização curricular atende as solicitações dos documentos legais. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza fenomenológica que visou compreender as opiniões de professores, no âmbito das discussões sobre as atuais políticas de formação, particularmente as relativas às resoluções CNE/CP 1 e CNE/CP 2/2002. Apóia-se na proposta curricular para o curso de Licenciatura em Química, apresenta a questão da relação entre o estágio e a prática de ensino no CEFET-PB, a fim de contribuir acerca de uma reflexão sobre estas categorias para esclarecer os professores formadores. Partiu da consideração de que as mudanças operadas na sociedade contemporânea implicam mudanças nas práticas dos professores. A coleta de dados contou com dois instrumentos: um questionário com questões fechadas e abertas e entrevistas gravadas. Participaram 9 professores do CEFET-PB e 4 licenciandos. Fundamentou-se em um quadro teórico como suporte para as discussões sobre os diferentes modelos de formação docente. Concluímos que as representações de professores sobre estágio e prática de ensino como eixo articulador entre teoria e prática na atividade de formação docente está fortemente ancorada em elementos característicos da tendência formativa de uma instituição que historicamente atuava na formação de técnicos, e os resultados apontam para fortes indícios de atitudes baseadas no modelo da racionalidade técnicapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SuelyOC.pdf446,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.