Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16054
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBorba, Gilvan Luizpt_BR
dc.contributor.authorLima, Miguel Salustiano dept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:52Z-
dc.date.available2009-09-18pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:52Z-
dc.date.issued2008-07-31pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Miguel Salustiano de. As Ciências Espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamental. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16054-
dc.description.abstractThis study aims to include topics related to Space Science in elementary education from an experiment that aims to rescue the science teachers in public schools of São Tomé, RN, a taste for experimentation and exploration of advanced technologies. During this research with teachers found that they knew enough about the subject, but this knowledge was restricted to the events disclosed by the media. Regarding scientific knowledge, that same surface, they had many conceptual difficulties which hindered the approach of these topics in their classes. To overcome this difficulty, a workshop was held where teachers had the opportunity to discuss the historical aspect of Space Science, some physical concepts related to it, and the conduct of experiments with PET bottle rockets that recover from the curiosity typical of how the science. The results were outlined in the form of Planning Didactic built by teachers and using themes related to space science, from there, discussing content already provided in the composition of the schools curriculum. Therefore, this work allowed the teachers a minimum training required for them to not only reproduce, but readjusted and build, from this, their own paths in the classroom at the fundamental leveleng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação do professorpor
dc.subjectCiências espaciaispor
dc.subjectTeaching of scienceeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectSpace scienceseng
dc.titleAs Ciências Espaciais, o saber e o fazer docente no ensino fundamentalpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDCPF:89725654404por
dc.contributor.advisorIDCPF:10849572487por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0043059721601657por
dc.contributor.referees1Germano, Auta Stella de Medeirospt_BR
dc.contributor.referees1IDCPF:50276522400por
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9487308554724839por
dc.contributor.referees2Ruiz, Carlos Antonio Lópezpt_BR
dc.contributor.referees2IDCPF:00766087433por
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9035017031737026por
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva inserir temas relacionados às Ciências Espaciais no ensino fundamental a partir de uma experiência realizada em escolas públicas de São Tomé, RN visando resgatar nos professores de ciências o gosto pela experimentação e a exploração de tecnologias avançadas. Durante esta pesquisa com os professores verificou-se que eles conheciam bastante sobre o tema, mas este conhecimento era restrito aos eventos espaciais divulgados pela mídia. Em relação ao conhecimento científico, mesmo aquele superficial, os docentes apresentavam muitas dificuldades conceituais o que dificultava a abordagem destes temas em suas aulas. Para discutir tais dificuldades, foi realizada uma oficina onde os professores tiveram a oportunidade de discutir o aspecto histórico das Ciências Espaciais, alguns conceitos físicos a ela relacionados, bem como a realização de experimentos com foguetes de garrafa PET que resgatam a curiosidade típica do fazer da ciência. Frutos dessa oficina foram esboçados Planejamentos Didáticos construídos pelos professores. Tais planejamentos utilizando temas relacionados às Ciências Espaciais se transformaram em planos de aula para, a partir desses, abordarem conteúdos já previsto na composição curricular das escolas. Portanto, a partir deste trabalho professores que atuam em escolas públicas de São Tomé, RN passaram por uma capacitação mínima necessária para que estes possam não somente reproduzir, mas readequar e construir, a partir deste, seus próprios caminhos em suas salas de aula no nível fundamental. Por outro lado, verificamos, como já havia sido percebido por diversos autores, que temas relacionados ao Espaço podem e devem ser utilizados como agentes capazes de motivar o aprendizado em ciênciaspor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MiguelSL.pdf2,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.