Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.authorSoares, Evanildo Costapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:04:55Z-
dc.date.available2011-12-07pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:04:55Z-
dc.date.issued2011-01-26pt_BR
dc.identifier.citationSOARES, Evanildo Costa. Uma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aula. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16070-
dc.description.abstractThis study was conducted from a preliminary research to identify the conceptual and didactic approach to the logarithms given in the main textbooks adopted by the Mathematics teachers in state schools in the School of Natal, in Rio Grande do Norte. I carried out an historical investigation of the logarithms in order to reorient the math teacher to improve its educational approach this subject in the classroom. Based on the research approach I adopted a model of the log based on three concepts: the arithmetic, the geometric and algebraic-functional. The main objective of this work is to redirect the teacher for a broad and significant understanding of the content in order to overcome their difficulties in the classroom and thus realize an education that can reach the students learning. The investigative study indicated the possibility of addressing the logarithms in the classroom so transversalizante and interdisciplinary. In this regard, I point to some practical applications of this matter are fundamental in the study of natural phenomena as earthquakes, population growth, among others. These practical applications are connected, approximately, Basic Problematization Units (BPUs) to be used in the classroom. In closing, I offer some activities that helped teachers to understand and clarify the meaningful study of this topic in their teaching practiceeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNúmero de eulerpor
dc.subjectHistória da matemáticapor
dc.subjectUnidade básica de Problematizaçãopor
dc.subjectNumber of eulereng
dc.subjectHistory of mathematicseng
dc.subjectBasic problematization unitseng
dc.titleUma investigação histórica sobre os logaritmos com sugestões didáticas para a sala de aulapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4341477189320182por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.contributor.referees1Sousa, Giselle Costa dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1300121866958282por
dc.contributor.referees2Baroni, Rosa Lucia Sverzutpt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3641041943819764por
dc.description.resumoEste trabalho foi realizado a partir de uma pesquisa preliminar, visando identificar a abordagem conceitual e didática dada aos logaritmos nos principais livros didáticos de Matemática adotados pelos os professores nas escolas estaduais do Ensino Médio do Município de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte. Realizei uma investigação histórica sobre os logaritmos com a finalidade de reorientar o professor de matemática na ampliação da sua abordagem didática desse assunto em sala de aula. Com base na investigação adotei um modelo de abordagem dos logaritmos centrado em três concepções: O aritmético, o geométrico e o algébrico-funcional. O objetivo principal deste trabalho é redirecionar o professor para uma compreensão ampla e significativa desse conteúdo, de modo a superar suas dificuldades enfrentadas em sala de aula e, assim, realize um ensino que possa alcançar o aprendizado dos alunos. O estudo investigativo apontou a possibilidade de se abordar os logaritmos em sala de aula de forma transversalizante e interdisciplinar. A esse respeito, aponto como algumas aplicações práticas desse assunto são fundamentais no estudo de fenômenos naturais como terremotos, crescimento populacional, dentre outros. Essas aplicações práticas estão conectadas, de forma aproximada, às Unidades Básicas de Problematização (UBPs) a serem usadas em sala de aula. Ao finalizar, proponho algumas atividades que ajudaram o professor a compreender e esclarecer o estudo significativo desse tópico na sua prática docentepor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvanildoCS_DISSERT.pdf3,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.