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dc.contributor.advisorMendes, Iran Abreupt_BR
dc.contributor.authorLima Filho, Renato Rodrigues Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:05:01Z-
dc.date.available2014-01-15pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:05:01Z-
dc.date.issued2013-07-04pt_BR
dc.identifier.citationLIMA FILHO, Renato Rodrigues Cunha. Um estudo de práticas matemáticas históricas e sugestões de uso na matemática escolar. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16098-
dc.description.abstractThis dissertation aims to contribute on teaching of mathematics for enabling learning connected to the relationship among science, society, culture and cognition. To this end, we propose the involvement of our students with social practices found in history, since. Our intention is to create opportunities for school practices that these mathematical arising from professional practice historical, provide strategies for mathematical thinking and reasoning in the search for solutions to problematizations found today. We believe that the propose of producing Basic Problematization Units, or simply UBPs, in math teacher formation, points to an alternative that allows better utilization of the teaching and learning process of mathematics. The proposal has the aim of primary education to be, really forming the citizen, making it critical and society transformative agent. In this sense, we present some recommendations for exploration and use of these units for teachers to use the material investigated by us, in order to complement their teaching work in mathematics lessons. Our teaching recommendations materialized as a product of exploration on the book, Instrumentos nuevos de geometria muy necessários para medir distancia y alturas sem que interuengan numeros como se demuestra em la practica , written by Andrés de Cespedes, published in Madrid, Spain, in 1606. From these problematizations and the mathematics involved in their solutions, some guidelines for didactic use of the book are presented, so that the teacher can rework such problematizations supported on current issues, and thus use them in the classroomeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas. Matemáticas. Históricas. Problematização. Ensinopor
dc.subjectPractices. Mathematics. Historical. Curriculum. Teachingeng
dc.titleUm estudo de práticas matemáticas históricas e sugestões de uso na matemática escolarpor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDCPF:23785241020por
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4512945559747205por
dc.contributor.advisorIDCPF:12432962249por
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8por
dc.contributor.referees1Noronha, Claudianny Amorimpt_BR
dc.contributor.referees1IDCPF:59388374215por
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3258090174478169por
dc.contributor.referees2Chaquiam, Miguelpt_BR
dc.contributor.referees2IDCPF:13616480230por
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9356361533701895por
dc.description.resumoEsta dissertação tem o objetivo de contribuir para que o ensino de matemática possibilite uma aprendizagem conectada às relações entre ciência, sociedade, cultura e cognição. Para tanto, propomos o envolvimento dos nossos alunos com práticas sociais encontradas na história, visto que estas práticas apresentam, claramente, a exploração de conceitos relacionados à matemática escolar. Nossa intenção é oportunizar práticas escolares em que estas matemáticas, originadas de práticas profissionais históricas, ofereçam estratégias de pensamento e raciocínio matemático na busca de soluções para problematizações encontradas na atualidade. Nós acreditamos que a proposta de produção de Unidades Básicas de Problematizações, ou simplesmente UBPs, na formação do professor de matemática aponta para uma alternativa que possibilita um melhor aproveitamento do processo de ensino e aprendizagem de matemática. A proposta em questão tem a finalidade de que o ensino básico seja realmente formador do cidadão, tornando-o crítico e agente transformador da sociedade. Nesse sentido, apresentamos a seguir algumas recomendações de exploração e uso destas unidades para que os professores possam utilizar o material investigado por nós, de modo a complementar seu trabalho didático nas aulas de matemática. As nossas recomendações didáticas se concretizaram como um produto da exploração do livro Instrumentos nuevos de geometria muy necessários para medir distancia y alturas sem que interuengan numeros como se demuestra em la practica , de autoria de Andrés de Cespedes, publicado em Madrid, na Espanha em 1606. A partir dessas problematizações e da matemática envolvida em suas soluções, apresentamos algumas orientações para uso didático do livro de modo que o professor possa reelaborar tais problematizações apoiado em temas atuais, e assim, utilizá-las em sala de aulapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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