Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16102
Título: Ensino por investigação: contribuições de um curso de formação continuada para a prática de professores de ciências naturais e biologia
Autor(es): Oliveros, Paula Bergantin
Orientador: Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa
Palavras-chave: Formação continuada. Ensino por investigação. Prática docente;Continuing education. Inquiry teaching. Teaching practice
Data do documento: 31-Jul-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEROS, Paula Bergantin. Ensino por investigação: contribuições de um curso de formação continuada para a prática de professores de ciências naturais e biologia. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Normalmente a formação inicial não tem sido suficiente para proporcionar todas as ferramentas para uma prática docente atualizada e eficaz. Aqui se apresenta uma das maneiras de se trabalhar a complementação da formação inicial: um curso de formação continuada. Neste curso trabalha-se o ensino por investigação que vem sendo considerado como uma importante estratégia didática para realizar o ensino de ciências. Essa perspectiva de ensino possibilita: o aprimoramento do raciocínio e das habilidades cognitivas dos alunos, a cooperação entre eles, a compreensão da natureza do trabalho científico e o pensamento nas relações ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Para essa dissertação se busca caracterizar quais contribuições um curso de formação continuada, baseado no ensino por investigação, traz para a prática de ensino. Para tal foi acompanhado o desenvolvimento dos professores durante e após o curso. O acompanhamento ocorreu em três etapas: a primeira com a aplicação de um questionário e uma entrevista informal; a seguinte por meio da observação participativa do curso com auxílio audiovisual; a terceira com uma entrevista semiestruturada. O material coletado foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Para os professores cursistas foi produzido um material didático com base na pesquisa bibliográfica sobre o ensino por investigação. Ele apresenta uma fundamentação do ensino por investigação incluindo também alguns exemplos e aplicações dessa abordagem, para que possa servir de ponto de apoio para os professores após o curso. Com a análise dos resultados, percebeu-se que o curso foi tido como muito proveitoso, diferente do tradicional e os que aplicaram obtiveram resultados muito positivos com seus alunos. Assim acredita-se que alguns docentes que participaram da formação tentarão aplicar novamente uma atividade investigativa, procurarão contextualizar mais as situações de ensino com o cotidiano do aluno, bem como torná-lo mais ativo e crítico. Além disso, conclui-se que o ensino por investigação é uma ferramenta didática bastante diferente do que o docente foi apresentado na sua formação e utiliza no dia a dia, assim a compreensão do embasamento teórico, a aceitação e mudança da prática docente para aplicação de uma aula investigativa é um processo que demanda um esforço adicional por parte do professor
Abstract: Normally initial teacher training has not been sufficient to provide all the tools for an updated and efficient teaching practice. It is presented here one of the ways of working the completion of the initial training through a course of continuing education. This course is based on inquiry teaching which is considered an important teaching strategy for science education. This kind of teaching enables improvement of students reasoning and cognitive skills, the cooperation among them, the understanding of the nature of scientific work, and the motivation to think about the relationship between science, technology, society and environment. For this dissertation a course of continuing education based on this approach was followed in order to evaluate which contributions it can bring to the teaching practice. The course was followed based on three stages: on the first there was a questionnaire and an informal interview; next it happened through participant observation with audio and visual aid; the third stage happened through semi structured interview. The collected information was analyzed based on Content Analysis. An inquiry teaching pedagogical material was produced for the course including some examples and applications of this approach. The aim of the material is that it can be a support for the teachers after de course. The results allowed seeing that the course was very useful, different from the traditional and the teachers that put the approach to use found it to be very positive. Thus it can be said that some of the teachers who participated will try again to apply it, try to contextualize more the teaching situations with the students day to day life, as well make them more active and critic. We can also gather from the study, that the inquiry teaching is a very different tool from what the teacher was taught and is accustomed to use and the theoretical comprehension, acceptance and practice change is a complicated process and demands time
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16102
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaulaBO_DISSERT.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.