Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16104
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAraújo, Magnólia Fernandes Florêncio dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Mariana Leite dapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:05:02Z-
dc.date.available2014-04-08pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:05:02Z-
dc.date.issued2013-07-30pt_BR
dc.identifier.citationSILVEIRA, Mariana Leite da. Dificuldades de aprendizagem e concepções alternativas em biologia: a visão de professores em formação sobre o conteúdo de citologia. 2013. 197 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16104-
dc.description.abstractLearning difficulties can have a direct influence on the teaching-learning process of students by reducing their school performance. One factor that may contribute to this negative influence on learning refers to the presence of alternative conceptions, which may have different origins in the educational process. It is of paramount importance, for teachers, for example, to identify the concepts and the difficulties of their students in order for that knowledge can be able to contribute significantly to improve the teaching and learning process. From the following considerations, the present study (still in progress) aims to investigate aspects related to the concepts and difficulties of graduating students in relation to the contents of Biology. The participants of the research were undergraduate students in Biological Sciences from UFRN, studying by Distance Learning (Educação a Distância). To develop the survey, questionnaires were developed to identify the contents in Biology that these students have more difficulties as well as an interview to raise misconceptions regarding the content of cytology. Another tool developed was a textbook evaluation form, which was applied in conjunction with a questionnaire in workshops (short courses) in order to identify possible errors and mistakes that could jeopardize the process of teaching and learning, such as the importance that these learners assign to textbooks in the educational process. From the data collected, a booklet on the content of cytology was developed as a product. It is expected that it can be applied in classrooms in order to improve the teaching and learning in references to Biology, to minimize, for example, alternative conceptions than can occur related to the themeeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCitologia. Concepções alternativas. Dificuldades de aprendizagem. Livros didáticospor
dc.subjectCytology. Concepções alternativas. Dificuldades de aprendizagem. Livros didáticoseng
dc.titleDificuldades de aprendizagem e concepções alternativas em biologia: a visão de professores em formação sobre o conteúdo de citologiapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4048473615316893por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4511989641459455por
dc.contributor.referees1Castro, Carla Soraia Soares dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847402967283023por
dc.contributor.referees2Silva, Márcia Gorette Lima dapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965522706601294por
dc.description.resumoAs dificuldades de aprendizagem podem ter influência direta no processo de ensino aprendizagem dos estudantes, reduzindo o rendimento escolar. Outro fator que pode influenciar o aprendizado se refere à presença de concepções alternativas, que podem ter diversas origens no processo educacional. É de suma importância, para os docentes, por exemplo, conhecer as concepções e as dificuldades de seus educandos, tendo em vista que esse conhecimento pode contribuir significativamente para uma melhoria do processo de ensino aprendizagem. A partir das seguintes considerações, foi elaborado o presente trabalho que visa investigar aspectos relacionados às dificuldades de alunos de nível superior em relação aos conteúdos de Biologia e as concepções alternativas existentes sobre o conteúdo de citologia. O público alvo da pesquisa são alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da UFRN, que estão cursando a modalidade de Ensino a Distância (EaD). Para o desenvolvimento da pesquisa, foram elaborados questionários para a identificação dos conteúdos, em Biologia, que os alunos mais apresentam dificuldades, assim como uma entrevista para levantar concepções alternativas referentes ao conteúdo de citologia. Outra ferramenta elaborada foi uma ficha de avaliação de livros didáticos, que foi aplicada em conjunto com um questionário para identificar possíveis erros e equívocos que poderiam prejudicar o processo de ensino aprendizagem, assim como a importância que esses aprendizes atribuem aos livros didáticos no processo educacional. Esses instrumentos foram aplicados em uma oficina didática realizada a partir da temática dos livros didáticos. A partir dos dados coletados, como produto, foi elaborado um material de apoio ao professor sobre o conteúdo de citologia que pode ser aplicado em sala de aula e que visa contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem desse conteúdo, ao minimizar, por exemplo, o surgimento de concepções alternativas relacionadas ao temapor
dc.publisher.departmentEnsino de Ciências Naturais e Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarianaLS_DISSERT.pdf2,72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.