Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16113
Título: Dificuldades de aprendizagem sobre conceitos de genética no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Difficulties when learning genetics in elementary school
Autor(es): Cirne, Adriana Damasceno Pereira Pinto
Orientador: Costa, Ivaneide Alves Soares da
Palavras-chave: Concepções alternativas. Conteúdos de genética. Célula e cromossomo. Ensino fundamental. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS);Alternative Conceptions. Genetic content. Cell and chromosome. Elementary school. Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU)
Data do documento: 16-Set-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CIRNE, Adriana Damasceno Pereira Pinto. Difficulties when learning genetics in elementary school. 2013. 269 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: As concepções alternativas são ideias dos estudantes sobre conhecimentos específicos, constituindo-se em uma causa importante que pode levar a erros conceituais, dificultando a aprendizagem significativa de conceitos científicos, especialmente aqueles com alto grau de abstração, como biologia celular e genética. Objetivou-se, com este trabalho, avaliar as dificuldades de aprendizagem de estudantes de ensino fundamental sobre conceitos de genética, em uma escola da rede pública no Estado do RN. Para identificação das concepções alternativas sobre célula, cromossomos, genes, DNA e hereditariedade, foram utilizados desenhos e questionário, contendo questões abertas e fechadas. Realizou-se uma análise dos limites e potencialidades dos questionários e desenhos como instrumento diagnóstico de concepções alternativas. Usou-se uma abordagem qualitativa, com breve ênfase quantitativa. Foram categorizados cinco níveis de entendimento conceitual: sem compreensão (SC); compreensão parcial (CP); compreensão coerente (CC); compreensão incoerente (CI); compreensão parcial e incoerente (CP/CI). As concepções alternativas evidenciadas foram caracterizadas pela falta de entendimento em torno dos níveis de organização celular, identificação e localização das partes constituintes da célula e do material genético, e incompreensão do fenômeno da hereditariedade. As concepções alternativas apontam para origem sensorial, cultural e escolar, principalmente dos livros didáticos, evidenciadas pela expressão de obstáculos verbais e conhecimento pragmático. Observou-se maior lacuna no conhecimento sobre o material genético (cromossomo) do que sobre as células. A partir da avaliação dos limites e possibilidades dos instrumentos usados, indicou-se o uso associado de questões abertas, desenhos e entrevistas, para identificar, com mais precisão, as concepções alternativas em estudantes. Como forma de superar as dificuldades de aprendizagem de conceitos sobre genética, diagnosticadas a partir da identificação das concepções alternativas dos estudantes, foi proposta uma unidade de ensino potencialmente significativa (UEPS), visando a contribuir com o planejamento da ação pedagógica do professor que busca minimizar as dificuldades de ensino e aprendizagem em torno do tema. Evidencia-se que o conhecimento sobre as concepções alternativas dos estudantes se constitui um elemento essencial para orientar o planejamento e a prática pedagógica do professor, buscando evitar a permanência das concepções alternativas nos níveis subsequentes de ensino
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16113
Aparece nas coleções:PPGECNM - Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianaDPP_DISSERT.pdf4,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.