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Título: Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna
Autor(es): Caldas Neto, Paulo de Macedo
Orientador: Falleiros, Marcos Falchero
Palavras-chave: Ariano Suassuna;Riso;Teatro brasileiro;Festas populares;Cultura Brasileira.;Ariano Suassuna;Laughter;Theater;Esthetic;Popular parties;Brazilian culture
Data do documento: 28-Abr-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CALDAS NETO, Paulo de Macedo. Do picadeiro ao céu : o riso no teatro de Ariano Suassuna. 2008. 206 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: A análise deste trabalho procura investigar o significado do riso no teatro armorial do escritor paraibano Ariano Suassuna. O estudo parte, primeiramente, de uma argumentação que centra seu conteúdo na teoria dos vários teóricos da questão: Henri Bergson, Vladimir Propp, Jolles, Freud, Bakhtin. São comentadas a essência do riso em Suassuna e as suas relações estéticas, uma vez que são esses elementos responsáveis pela força da obra literária. Na condição de estudioso de Estética e História da Arte, Suassuna põe sempre os métodos do esteticismo em favor da risada, tendo em vista que ela é fonte de improvisação, isto é, pode ter vários sentidos dependendo do que se pretende transmitir ao leitor/espectador. O riso é uma máscara que se modifica a cada nova situação, representando assim a própria condição humana. Por ser o teatro uma arte sujeita à recriação, o riso também o é. E por ser uma grande festa em que outras artes (a dança, a música, o mamulengo e o bumba-meu-boi) estão presentes, unidas para comporem uma linguagem confluente e híbrida, estuda-se o significado da hilaridade durante as celebrações populares, principalmente as que ocorriam na Europa Medieval. Assim, na segunda parte, a base da pesquisa é a teoria do russo Mikhail Bakhtin que ajuda a relacionar o riso de Suassuna com a festa popular, mostrando a linguagem empregada por esta e os folguedos que dão vida à alegria do povo. Na terceira parte, examina-se a importância do riso de Suassuna para a cultura brasileira, fazendo-se uma reflexão sobre seu papel no contexto sociocultural do país
Abstract: The analysis of this work seeks to investigate the meaning of the laughter in the paraibano writer Ariano Suassuna s armorial theater. The study departs, firstly, from an argumentation which centers its content in the theory of the many theoreticians of the question: Henri Bergson, Vladimir Propp, Jolles, Freud, Bakhtin. The essence of the laughter in Suassuna and its esthetic relations are commented, because those elements are responsible for the strength of the literary text. On the condition of scholar about Esthetic and Art History, Suassuna always puts the methods of the estheticism in favor of the loud laughter bearing in mind that it is a source of improvisation, i.e., it may have many senses depending on what it is pretended to transmit to the reader/viewer. The laughter is a mask which is changed to each new situation, representing that way own human condition. Because the theater is an art subjected to recreation, the laughter also is. And because it is a great party where other arts (the dance, the music, mamulengo e the bumba-meu-boi) are present, united to compose a confluent and hybrid language, the meaning of hilarity during the popular celebrations is studied mainly those that happened in Medieval Europe. Thus, in the second part, the basis of the research is the Russian Mikhail Bakhtin s theory that helps to link Suassuna s laughter to the popular party, showing the language used in them and the jokes that give life to the joy of the folk. Soon after, the importance of Suassuna s laughter to the Brazilian Culture, is examined making a reflection about its function at the sociocultural context of the country
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16129
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