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Título: A prática de correção textual por professoras de língua portuguesa do ensino médio
Autor(es): Oliveira, Ariane Aparecida de
Orientador: Passeggi, Luís álvaro Sgadari
Palavras-chave: Produção textual;Correção de textos;Prática docente;Production le text. Correction des textes. Pratique des professeur.
Data do documento: 24-Mai-2010
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Ariane Aparecida de. A prática de correção textual por professoras de língua portuguesa do ensino médio. 2010. 241 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Resumo: Este trabalho de pesquisa analisa as práticas de correção de textos no Ensino Médio. Parte-se de discussões com professoras de Língua Portuguesa do 1º, 2º e 3º anos de uma escola pertencente à rede estadual de ensino, localizada no município de Assú-RN. O estudo tem como fundamentação teórica os postulados propostos por Cruz (2007), Dellagnelo (1998), Oliveira (2005), Pécora (1999), Ruiz (2001), Serafini (1989), dentre outros. A metodologia é de natureza qualitativa e interpretativista, tendo sido os dados constituídos a partir das gravações dos relatos de profissionais docentes, bem como de 92 textos coletados entre julho e agosto de 2008. Os dados apontam que a correção configura-se como um trabalho interventivo, que objetiva ajudar ao aluno a melhorar sua produção escrita. As docentes corrigem de forma mista, isto é, no texto aparecem correções ortográficas, lexicais, etc., porém a predominância da correção é com relação a exposição das ideias, aos conteúdos do texto. Nesse sentido, as professoras valorizam e priorizam esta exposição de ideias discutidas pelos alunos, reconhecendo-as como organizadoras dos aspectos semânticos e sequenciais do texto. Todos os demais aspectos (estruturais, gramaticais) são importantes, porém, no geral, na prática de correção em estudo, a exposição das ideias ocupa lugar central. As marcas de correção aparecem em forma de pequenos bilhetes, o que faz com que elas valorizem também todas as etapas da escrita do texto
Abstract: Cette recherche analyse les pratiques de correction de textes de l'enseignement du 1, 2 et 3 ème niveau. Nous avons parti de discutions avec les professeurs de Langue Portugaise des troisièmes annèes d‟une école appartenant au enseignement publique, située à la ville d‟Assu RN. L'étude a les postulats théoriques de Cruz (2007), Dellagnelo (1998), Oliveira (2005), Pécora (1999), Ruiz (2001), Serafini (1989), et d‟autres. La méthodologie est de nature qualitative et d‟interpretation, dont le matériel a été constitué à partir des rapports des enseignants professionnels, ainsi que les 92 textes recueillies entre juillet et août 2008. Les dés montrent que la correction se configure comme un travail pratique, qui vise à aider les étudiants à améliorer leur écriture. Les professeurs font la correction d‟une forme mélangée, c'est-à-dire dans le texte apparaissent les corrections orthographiques, lexicales, etc., mais la prédominance de la correction est par rapport aux idées, pour le contenu du texte. Dans ce sens, les professeurs se rendent compte du valeur et de la hiérarchisation des idées discutées par les élèves, les reconnaître comme l'organisation de la sémantique et la séquence du texte. Tous les autres aspects (structurelles, grammaticaux) sont importants, cependant, en général, dans la pratique de correction des études, l‟exposition les idées occupent une place importante. Les marques de correction apparaissent sous la forme de petits billets, qui apprécie également toutes les étapes de l'écriture de texte
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16187
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