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Título: A tirinha cômica em questão: atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa
Autor(es): Cavalcante, Julianny de Lima Dantas
Palavras-chave: Leitura. Livro didático de língua portuguesa. Gênero tira cômica;Reading. Portuguese Language Textbooks. Comic strip genre
Data do documento: 27-Jun-2011
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: CAVALCANTE, Julianny de Lima Dantas. A tirinha cômica em questão: atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa. 2011. 183 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Resumo: You can see nowadays a more constant questioning about the validity and effectiveness of the practices of teaching reading currently introduced in elementary school. The intelligibilities generated from many voices, and built on the border between many consciences, it can contribute to understand and to some extent, alleviate skewed or outdated understandings about the teaching of reading and its goals in the school environment. By understanding the dynamics of these practices, which always need to be modified because of new social demands, we recognize the validity of working with the prospect of reading in its historical, social and dialogic dimension (Bakhtin, 1981, 2003). The Portuguese language textbook (LDP), in turn, being one of the fundamental bases of reading in school, makes a justified and necessary active production of knowledge about the theoretical and methodological conceptions that underlie the work with reading and on how that work is effectively routed. Our aim in this essay is precisely analyze reading activities in four Portuguese textbooks (Teacher s Manuals) for the 6th grade of elementary school, focusing on the proposed activities from a specific discursive genre, in this case, the comic strip. Through this research, we retrieve and list the goals that guide the development of reading activities in the LDP, and then verify a compliance or not of these objectives in directing the activities. Finally, we describe how the reading practices that involve the strip in the textbook can legitimize or reject the reading as an area of construction and circulation of meanings between socio-historically located subjects. We take account of studies on the nature and constitution of language (BAKHTIN, 1981, 2003, 2010; BAKHTIN/ VOLOSHINOV, 2006; SOUZA, 2002; GERALDI, 1996, 1997, 1999, 2006; ROJO, 2008a, 2008b, among others), as well especific studies about the activities in Portuguese textbooks (MARCUSCHI, 2010; BELMIRO, 2006; MENDONÇA, 2006, among others)
metadata.dc.description.resumo: É possível perceber na contemporaneidade uma problematização cada vez mais constante quanto à validade e eficácia das práticas de ensino da leitura instauradas, atualmente, no Ensino Básico. As inteligibilidades geradas a partir de tantas vozes, e construídas na fronteira entre muitas consciências, contribuem para que se possa compreender e, de certa forma, amenizar compreensões distorcidas ou já ultrapassadas sobre o ensino da leitura e seus objetivos no ambiente escolar. Ao compreender o dinamismo dessas práticas, que necessitam sempre ser modificadas em razão de novas demandas sociais, reconhecemos a validade de trabalhar com a perspectiva de leitura em sua dimensão histórica, social e dialógica (BAKHTIN, 1981, 2003). O livro didático de língua portuguesa (LDP), por sua vez, sendo uma das bases fundamentais da leitura na escola, torna justificada e necessária uma ativa produção de conhecimentos sobre as concepções teórico-metodológicas que embasam o trabalho com a leitura e ainda sobre a forma como esse trabalho é efetivamente encaminhado. Nesta dissertação, nosso objetivo é, justamente, analisar atividades de leitura em quatro livros didáticos de Língua Portuguesa (Manuais do Professor), destinados ao 6º ano do Ensino Fundamental, tendo como recorte as atividades propostas a partir de um gênero discursivo específico, neste caso, a tira cômica. Por meio desta pesquisa, procuramos recuperar e elencar os objetivos que norteiam a elaboração das atividades de leitura nos LDP e, em seguida, verificar o cumprimento, ou não, desses objetivos no encaminhamento das atividades. Por fim, buscamos descrever como as práticas de leitura que envolvem a tirinha no livro didático podem legitimar ou preterir a leitura como espaço de construção e circulação de sentidos entre sujeitos situados sócio-historicamente. Para que pudéssemos delinear melhor nosso objeto de pesquisa, optamos pela pesquisa documental de natureza qualitativa e levamos em consideração estudos específicos sobre a natureza e a constituição da linguagem (BAKHTIN, 1981, 2003, 2010; BAKHTIN/ VOLOSHINOV, 2006; SOUZA, 2002; GERALDI, 1996, 1997, 1999, 2006; ROJO, 2008a, 2008b, entre outros), como também estudos sobre as atividades de leitura no livro didático de língua portuguesa (MARCUSCHI, 2010; BELMIRO, 2006; MENDONÇA, 2006, entre outros)
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16242
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