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Título: Um ser (tão) de vozes: o estilo e o acabamento estético na poesia de Patativa do Assaré
Autor(es): Matias, Janaína Moreno
Orientador: Alves, Maria da Penha Casado
Palavras-chave: Enunciado. Estilo. Relações dialógicas. Vozes sociais. Acabamento estético;Discourse. style. Social voices. Aesthetic completeness. Dialogic relationships
Data do documento: 30-Jul-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MATIAS, Janaína Moreno. Um ser (tão) de vozes: o estilo e o acabamento estético na poesia de Patativa do Assaré. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: A produção artística Cante lá que eu canto cá, filosofia de um trovador nordestino (2004) do poeta cearense Patativa do Assaré se constitui em corpus de nossa pesquisa, que tem como objeto de estudo o estilo na lira patativiana. Enveredar pelo caminho do estilo e nos lançarmos nesse sertão da escritura patativiana, deve-se ao fato de a obra do poeta de Assaré estar prenhe de sentidos de identidades próprias de sua região como também das diferentes vozes constituidoras de sua vocalidade poética. Pretendemos investigar, em sua materialidade linguístico-discursiva, como o poeta constrói seu estilo. Em outras palavras, verificar de que forma ele produz um acabamento estético ao seu dizer poético (à sua voz e à voz alheia), ao seu canto patativiano. Nossa perspectiva será alicerçada pela concepção de sujeito e de relações dialógicas entre textos, conforme concebe Bakhtin (1992, 2003, 1995). Para esse teórico, o reconhecimento do sujeito e do sentido é imprescindível para a constituição de ambos. Com o intento de discorrer sobre as diferentes vozes constituidoras da linguagem do poeta, teremos como paradigma a Linguística Aplicada e a perspectiva dialógica da linguagem, segundo Bakhtin (2003), pois acreditamos que, por meio dessas abordagens, seja possível relacionar o mundo da ciência ao mundo da vida, algo ainda relutante no mundo contemporâneo. Elegemos, para análise, as concepções de estilo, de vozes e de relações dialógicas. Devido à pesquisa apresentar interface entre a Linguística Aplicada e a Literatura, adotamos, como abordagem metodológica, a pesquisa qualitativo-interpretativa e tomamos, como base, o modelo sócio-histórico da linguagem, entendendo a linguagem como prática discursiva. Nesse tipo de investigação, o conhecimento é reconhecido como algo construído na interpretação da linguagem. Dessa forma, o procedimento poderá incluir as relações sociais nas quais a linguagem é produzida, o mundo social que (in) determina interfere, representa, interpenetra, ou até reformula essa linguagem, e o caráter indisciplinar que a pesquisa exige
Abstract: The present study aims at investigating the style of the Cearense 1poet Patativa do Assaré in his poetic discourse Cante lá que eu canto cá (2004). Such choice is due to the fact that Assaré‟s poetry is full of regional identities as well of different voices. In other words, our purpose is to analyze the way the author aesthetically expresses his own voice and the voice of others in his work. This study is based on a social and historical model of language, with language construed as a discourse practice with emphasis on the key concepts of style, voices, subject and dialogic relationships (BAKHTIN, 1992, 2003, 1995). Our documental research is situated within the area of Applied Linguistics and presents an interface with Literature. We start out with the premise that in this type of investigation knowledge is built from language. In this sense, we must consider the social relationships in which language is produced, as well as the world which (in) determines, interferes, represents, interpenetrates or else, reformulates language and the indisciplinary character of the research
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16263
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