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Title: Modalização autonímica: um estudo de utilização e apropriação do discurso sobre os conceitos de variação e de mudança na escrita de dissertação de mestrado de 1970 - 2011
Authors: Alves, Elza Maria Silva de Araújo
Advisor: Campos, Sulemi Fabiano
Keywords: Escrita acadêmica. Modalização autonímica. Utilização e apropriação de conceitos teóricos;Academic writing. Modalização autonímica. Use and appropriation of theoretical concepts
Issue Date: 5-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALVES, Elza Maria Silva de Araújo. Modalização autonímica: um estudo de utilização e apropriação do discurso sobre os conceitos de variação e de mudança na escrita de dissertação de mestrado de 1970 - 2011. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa parte de reflexões desenvolvidas no interior do Grupo de Pesquisa do Texto e do Discurso GETED do Departamento de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e insere-se no campo da Teoria da Enunciação. Refletimos sobre a produção escrita no ensino superior, mais especificamente, tomando como objeto de análise as formas reflexivas da língua utilizadas na escrita de dissertações de mestrado. Centramos este estudo nos pressupostos teóricos de Authier-Revuz (1998, 2004), no que se refere à heterogeneidade enunciativa e nos seus exteriores teóricos. Nesse sentido, fizemos um recorte no corpus, inicialmente constituído por 8 (oito) dissertações de mestrado e selecionamos 4 (quatro) defendidas nos anos de 1979, 1989, 2000 e 2011, para representar o que pretendemos analisar. Essas dissertações foram selecionadas do acervo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP e dos programas de Pós-Graduação, disponíveis no Portal Domínio Público CAPES. Nosso intuito é analisar marcas da modalização autonímica na utilização e apropriação do discurso outro sobre os conceitos de variação e de mudança na escrita dos pesquisadores em formação. Para tanto, empregamos o termo utilização com o sentido de fazer uso do discurso do outro na escrita do trabalho de pesquisa e relacionamos ao conjunto de formas marcadas, que tem na cadeia discursiva um estatuto outro que justifica a autonímia. Já o termo apropriação , usamos com o sentido de tomar como seu, uma vez que no processo de modalização do discurso, o enunciador se vale de palavras porosas, ou seja, palavras que aparecem no discurso de um, carregadas do discurso do outro. Buscamos responder à seguinte questão: quais as marcas de utilização e de apropriação do discurso do outro na escrita do pesquisador em formação? Dessa forma, temos como objetivos: a) verificar, no corpus selecionado, como o discurso sobre os conceitos de variação e de mudança são utilizados na escrita das quatro dissertações já mencionadas; b) analisar como o pesquisador em formação mostra, em sua escrita, os diferentes modos de se apropriar desses conceitos. Por meio da análise, foi possível observar que quando o pesquisador se utiliza dos conceitos, a escrita se apresenta marcada por estratégias linguísticas que demonstram o discurso do pesquisador se constituindo a partir da teoria e do objeto investigado. E, na apropriação, esse processo se apresenta de duas formas: como processo dialógico e como processo reflexivo. No primeiro, tem-se a constituição do discurso do pesquisador se realizando, como forma de diálogo entre os interlocutores, e no segundo como forma de reflexão, realizada por meio de um comentário, de uma metaenunciação . Nessa última, o pesquisador pode ou não transmudar seu discurso. Acreditamos, portanto, haver três processos de escrita: aquela traduz algo já dito, aquela que experimenta algo já dito e aquela que transmuda - que produz um novo, que cria, que inventaria
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16333
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

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