Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16353
Título: Eu não vi, eles me contaram. Uma experiência de transmissão e recepção oral no cotidiano dos sem-terra
Autor(es): Oliveira, Isabela Freitas de
Orientador: Charlon, Maria de Lourdes Patrini
Palavras-chave: Transmissão;Recepção;Oralidade;Saberes e MST;Transmission;Réception;Oralité;Pour savoir;MST
Data do documento: 19-Mai-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Isabela Freitas de. Eu não vi, eles me contaram. Uma experiência de transmissão e recepção oral no cotidiano dos sem-terra. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: O presente trabalho aborda a presença da oralidade no assentamento Gonçalo Soares, associação José Rainha. Trata-se da análise de uma sessão de transmissão/recepção orais de saberes, entendida, aqui, como uma mística e, também, da análise das entrevistas realizadas com os agentes sociais desta comunidade, buscando perquirir a presença de uma voz contadora de histórias e transmissora de saberes, e verificar se essa prática é realizada como parte integrante ou não das atividades cotidianas dos moradores do referido assentamento. Este estudo analisa também as práticas de transmissão realizadas, por quem e quais as fontes que embasavam a organização do repertório utilizado. Adotou-se as contribuições teóricas de Paul Zumthor, Walter Benjamin, Umberto Eco, Alfredo e Eclea Bosi, Edgar Morin, entre outros. Como orientação metodológica, optou-se pelos princípios da entrevista compreensiva, do sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann e as observações in situ, além das histórias de vida, colocando essa pesquisa em uma base teórica/metodológica etnográfica. Evidenciamos, nesta pesquisa, mediante os referenciais teóricos entremeado a construção dos dados, que a transmissão/recepção de saberes orais está enfraquecendo, devido, principalmente, a inexistência do trabalho coletivo nesta comunidade da presença das mídias
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16353
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelaFO.pdf283,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.