Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva, Marluce Pereira dapt_BR
dc.contributor.authorSantos, Ivonete Bueno dospt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:07:14Z-
dc.date.available2013-03-18pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:07:14Z-
dc.date.issued2012-09-14pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Ivonete Bueno dos. Foucault e a arte do cuidado de si: uma nova possibilidade de Discussão para a formação continuada de professores de língua inglesa. 2012. 151 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16367-
dc.description.abstractThis thesis proposes a new thinking on the English teacher and their continuing education, leaving the picture emerging of a new professional, who is producing and being produced. From this perspective, I present an analysis of self writing of thirteen student-teachers, teachers on how they position themselves to be discursively constituted as subjects in the context of continuing education. As part of Applied Linguistics, the theory and method that supports the analysis of data are articulate key elements of Foucault notions, namely:The care of the self, seeking their connection with one another and care of and the self writing. In the theoretical notions of these elements are implied notions of others, such as speech, ethics, technology of the self, subject and truth. (Foucault, 1984, 1995, 2004c, 2006), and questioning the ethics of the subject. I propose to examine selected excerpts from the self writings of student teachers with a specialization in Teaching and Learning the English Language, seeking linguistic processes in the material production of subjectivities.In order to analyze the process of subjectivation, I examine the discursive statements of selected cuts, aiming to learn more specifically, the points of identification and fragments of the uniqueness of the teachers, showing how they care for themselves and reflect upon them in building their subjectivity from the technologies of the self, to occupy the position of English Language teachers. The results show that, in the exercise of self writing, the subject falls, and a practice of asceticism, discursively construct her/his subjectivityeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProdução de subjetividade. Cuidado de si. Escrita de si. Tecnologias do eupor
dc.subjectProduction of subjectivity. Self care. Self Writing. Technology of the selfeng
dc.titleFoucault e a arte do cuidado de si: uma nova possibilidade de Discussão para a formação continuada de professores de língua inglesapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5947332549215766por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4463809499714404por
dc.contributor.referees1Oliveira, Maria Bernadete Fernandes dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1por
dc.contributor.referees2Maciel, João Wandemberg Gonçalvespt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6999274000507679por
dc.contributor.referees3Moura, Carmen Brunelli dept_BR
dc.contributor.referees3IDpor
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8505397414221876por
dc.contributor.referees4Aldrigue, Ana Cristina de Sousapt_BR
dc.contributor.referees4IDpor
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2430513636208029por
dc.description.resumoA presente tese propõe-se a construir um novo olhar acerca do professor de língua inglesa em sua formação continuada, deixando emergir a figura de um novo profissional, que está se produzindo e sendo produzido na contemporaneidade. Nessa perspectiva, apresenta-se uma análise das escritas de si de treze alunosprofessores, sobre como esses docentes posicionam-se discursivamente ao se constituírem como sujeitos em um contexto de formação continuada. No âmbito da Linguística Aplicada, a trama do tecido teórico-metodológico que sustenta a análise dos dados articula elementos principais das noções foucaultianas, tais como: o cuidado de si, buscando sua conexão com um cuidado do outro e com a escrita de si. Nas noções teóricas desses elementos estão implicadas as noções de outros, a saber: discurso, ética, tecnologia do eu, e sujeito e verdade (FOUCAULT, 1984, 1995, 2004c, 2006), além da problematização da ética do sujeito. Propõe-se ainda a analisar recortes discursivos selecionados a partir das escritas dos alunosprofessores de um curso de especialização em Ensino e Aprendizagem de língua inglesa, buscando, na materialidade linguística, os processos de produção de suas subjetividades. Com o propósito de analisar o processo de subjetivação, examinamse enunciados fazendo recortes no intuito de apreender, mais especificamente, os pontos de identificação e fragmentos da singularidade dos professores, identificando como eles cuidam de si e refletem sobre si na construção de suas subjetividades a partir das tecnologias do eu, ao ocuparem a posição de professores de língua inglesa. Os resultados apontam que, no exercício da escrita de si, o sujeito se inscreve, e, numa prática de ascese, constrói discursivamente sua subjetividadepor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IvoneteBS_TESE.pdf670,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.