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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Maria do Socorropt_BR
dc.contributor.authorNogueira, Ayres Charles de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:07:20Z-
dc.date.available2014-09-10pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:07:20Z-
dc.date.issued2014-03-14pt_BR
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Ayres Charles de Oliveira. Manual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gênero. 2014. 271 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada; Literatura Comparada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16394-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero textual. Manual do professor. Domínio docente. Linguística aplicadapor
dc.subjectTextual Genre. Teacher s Manual. Didactic field. Applied Linguisticseng
dc.titleManual do professor, muito prazer em (re)conhecê-lo! Uma análise sociorretorica do gêneropor
dc.typedoctoralThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagempor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9990295765898888por
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6720657795281498por
dc.contributor.referees1Bunzen Júnior, Clecio dos Santospt_BR
dc.contributor.referees1LattesBUNZEN, Clecio dos Santospor
dc.contributor.referees2Tinoco, Glicia Marili Azevedo de Medeirospt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1417959539739192por
dc.contributor.referees3Santos, Ivoneide Bezerra de Araujopt_BR
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9947435577598028por
dc.contributor.referees4Lima, Maria Hozanete Alves dept_BR
dc.contributor.referees4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6169626776821393por
dc.description.resumoEsta pesquisa de natureza documental e etnográfica se insere no campo da Linguística Aplicada, tendo por objeto de estudo o Manual do Professor, que acompanha o livro didático de Língua Portuguesa, e por objetivo geral (re)conhecer os aspectos sociorretóricos do gênero Manual do Professor. O interesse desta tese está concentrado no uso situado desse gênero, a partir do qual se observam seus aspectos sociorretóricos, a saber: o que está posto no produto, o ambiente de interação onde é encontrado e como é visto por seus usuários em potencial. Em um primeiro momento, produzimos um quadro epistemológico que nos permitiu, dentre outros reparos, (i) compreender gênero textual como ação retórica tipificada baseada numa situação retórica recorrente e (ii) obter um panorama dos programas de governo voltados para a avaliação de coletâneas didáticas, nos quais encontramos aspectos indispensáveis a um Manual do Professor. Os aportes teóricos adotados neste estudo referem-se à concepção sociorretórica dos estudos de gênero textual à luz, sobretudo, de Johns et al. (2006), Bazerman (2011) e Miller (2011). Em um segundo momento, sob o viés da abordagem sociorretórica, procuramos definir o Manual do Professor como gênero textual e apresentamos os aspectos retóricos encontrados nas amostras que analisamos, considerando a organização constitutiva, o contexto de uso desse gênero e as percepções de seus usuários autores e professores. A geração de dados deu-se inicialmente a partir da seleção de três exemplares de Manuais de coletâneas didáticas adotadas no IFRN; em seguida, no sentido de reconhecer as percepções dos usuários desse gênero, realizamos grupo focal com professores e entrevistamos o coautor de uma das coletâneas. Para análise dos dados, elegemos o método etnográfico de análise de gêneros postulado por Reiff (apud JOHNS et al, 2006), que nos permitiu analisar o objeto de estudo em contextos autênticos de uso do gênero. Nossos resultados mostram que o Manual do Professor está inserido num sistema de gêneros e no sistema de atividades profissionais de domínio do professor e não se limita apenas a explicar como está organizado o livro didático do aluno. Outros sete propósitos foram observados, dentre os quais se encontram: possibilitar ao docente uma reflexão sobre a sua prática de ensino e sugerir caminhos para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Acreditamos que esta pesquisa poderá estimular professores, em relação à importância (e não obrigatoriedade) de consultas periódicas aos Manuais; autores, no que se refere a estabelecer uma interlocução mais pessoalizada com seus leitores em potencial e no sentido de esclarecer ainda mais as facetas do livro didático; e editoras, sobretudo no que tange a recursos de editoração, para que o Manual do Professor se torne mais atrativopor
dc.publisher.departmentLinguística Aplicada; Literatura Comparadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
Aparece nas coleções:PPGEL - Doutorado em Estudos da Linguagem

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