Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16463
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNahra, Cinara Maria Leitept_BR
dc.contributor.authorFigueira, José Pedro Haroldo de Andradept_BR
dc.date.accessioned2014-12-17T15:12:10Z-
dc.date.available2010-07-02pt_BR
dc.date.available2014-12-17T15:12:10Z-
dc.date.issued2009-12-22pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIRA, José Pedro Haroldo de Andrade. A falta de ética e de espírito público na política brasileira. 2009. 108 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16463-
dc.description.abstractUnfortunately, the Brazilian politics has been characterized by lack of ethics. In a few exceptions, our representatives often behave in the exercise of power as if they were there to care for their own interests and not public affairs. Despite the dissatisfaction that the situation seems to trigger to society, the electorate does not get to transform their anger into effective gesture in order to withdraw from the public setting people who can not fulfill their mandate at the polls. Instead, the re-election of bad politicians has become commonplace fact. In this study, we proposed to discuss the matter in light of traditional philosophical theories, by selecting exponents of ethical thought from the Ancient Period to the Modern. We put special emphasis on behalf of amorality in Florentine thinker's ideas, to Machiavelli s political doctrine.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectpolíticapor
dc.subjectvirtudepor
dc.subjectvíciopor
dc.subjectpoderpor
dc.subjectcidadaniapor
dc.subjectcaráterpor
dc.subjectracionalidadepor
dc.subjectEthicseng
dc.subjectpoliticseng
dc.subjectvirtueeng
dc.subjectviceeng
dc.subjectpowereng
dc.subjectcitizenshipeng
dc.subjectcharactereng
dc.subjectrationalityeng
dc.titleA falta de ética e de espírito público na política brasileirapor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3065671586780464por
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3185309694904313por
dc.contributor.referees1Oliveira, Mário Nogueira dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0173174113021940por
dc.contributor.referees2Alves Neto, Rodrigo Ribeiropt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7983480785136119por
dc.description.resumoLamentavelmente, a política brasileira caracteriza-se pela falta de ética. Ressalvadas algumas poucas exceções, nossos representantes costumam comportar-se no exercício do poder como se ali estivessem para cuidar dos próprios interesses e não da coisa pública. A despeito da insatisfação que a situação parece provocar junto à boa parte da sociedade, o eleitorado não consegue transformar sua indignação em gesto efetivo no sentido de retirar da cena pública pessoas que não sabem honrar o mandato recebido nas urnas. Pelo contrário, a reeleição de maus políticos tornou-se fato corriqueiro. Neste estudo, propusemo-nos a discutir o assunto à luz das teorias filosóficas tradicionais, selecionando expoentes do pensamento ético do Período Antigo até o Moderno. Dedicamos especial ênfase, por conta do amoralismo presente nas ideias do pensador florentino, à doutrina política de Maquiavel.por
dc.publisher.departmentMetafísicapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApor
Aparece nas coleções:PPGFIL - Mestrado em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JosePHAF.pdf599,39 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.