Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16545
Título: Ondaletas e movimento browniano fracionário: aplicação à caracterização de poços de petróleo
Autor(es): Henriques, Marcos Vinícius Cândido
Palavras-chave: Física estatística;Ondaletas;Wavelets;Perfis de poços;Movimento browniano
Data do documento: 15-Fev-2008
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: HENRIQUES, Marcos Vinícius Cândido. Ondaletas e movimento browniano fracionário: aplicação à caracterização de poços de petróleo. 2008. 92 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Resumo: Este trabalho introduz análises de processos estocásticos, em especial o movimento Browniano fracionário (MBF), visando principalmente aplicações aos perfis de poços de petróleo. Uma introdução teórica aos fractais e ao MBF é abordada nas primeiras seções. A teoria das ondaletas é a ferramenta matemática usada para o estudo da auto-similaridade desses processos, explorando as facilidades que ela proporciona para se trabalhar com multirresolução. Algoritmos práticos e rápidos de decomposição em ondaletas são revisados. Uma análise estatocática com base nas ondaletas é exposta para a caracterização dos processos, de acordo com seus comportamentos de interdependência em longo e pequeno alcance. Também é abordada a síntese dos processos MBF, como ponto explicativo para fornecer uma melhor visão sobre a estrutura desses processos. Na última seção, as ferramentas introduzidas são aplicadas, numa tentativa de caracterizar perfis de poços, levando em conta suas propriedades estatísticas. Há também uma breve exposição de como as ondaletas podem ajudar na identificação de zonas e camadas geológicas
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/16545
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarcosVCH.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.