Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16630
Título: Um estudo da rotação em estrelas da seqüência principal
Autor(es): Soares, Bráulio Batista
Orientador: Medeiros, José Renan de
Palavras-chave: Estrela espectral. Rotação estelar. Dissertação. Estudo sistemático. Velocidade de rotação. Distribuição maxwelliana.
Data do documento: 7-Jul-2000
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SOARES, Bráulio Batista. Um estudo da rotação em estrelas da seqüência principal. 2000. 97 f. Dissertação (Mestrado em Física da Matéria Condensada; Astrofísica e Cosmologia; Física da Ionosfera) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2000.
Resumo: Apresentamos neste trabalho um estudo sistemático sobre as distribuições da velocidade de rotação projetada v sim i, a partir de uma amostra, completa até mv =9, de aproximadamente 500 estrelas de tipos espectrais O, B, A e F, ao longo do ramo da sequência principal. As distribuições observadas não são maxwellianas, exceto para as estrelas de tipo espectral F que apresentam uma distribuição tipicamente maaxwelliana. Apresentamos, também, um estudo das relações entre a rotação estrelar e as coordenadas galácticas. Não encontramos qualquer tendência da rotação com relação à longitude galáctica. Contudo, as análises com relação à latitude mostram que estrelas com velocidade de rotação elevada tendem a se localizar próximas ao plano galáctico. Observamos, também que não existe tendência de aumento ou de decrescimento da rotação com relação à distância galactocêntrica.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16630
Aparece nas coleções:PPGFIS - Mestrado em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BraulioBS_DISSERT.pdf3,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.