Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/16973
Título: O Bairro da Ribeira como um palimpsesto: dinâmicas urbanas na Cidade do Natal (1920-1960)
Autor(es): Cordeiro, Anna Gabriella de Souza
Orientador: Carvalho, Haroldo Loguercio
Palavras-chave: Espaço. Natal. Bairro da Ribeira. Dinâmicas urbanas
Data do documento: 24-Ago-2012
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CORDEIRO, Anna Gabriella de Souza. O Bairro da Ribeira como um palimpsesto: dinâmicas urbanas na Cidade do Natal (1920-1960). 2012. 127 f. Dissertação (Mestrado em História e Espaços) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
Resumo: As cidades são textos. Textos escritos pelas sociedades que compõe os espaços. A partir dessa perspectiva, propõe-se aqui uma leitura do bairro da Ribeira Natal/RN. Esse espaço se consolidou no início do século XX como centro comercial e cultural da capital potiguar, lugar de ação e de interação da Zona Central desta sociedade, espaço de inscrição dos signos da modernidade e do progresso então em voga. Contudo, com o decurso do tempo e as transformações por ele exigidas, o panorama da Cidade de Natal sofreu intensas modificações e o bairro da Ribeira foi relegado à margem desse processo, o que culminou na desvalorização, segregação e, posteriormente, na degradação do seu espaço, que se tornou um palimpsesto. Ao abordar a dinâmica urbana que se processou no bairro da Ribeira, esta pesquisa dividiu o fenômeno em três fases distintas: valorização, transição e decadência
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/16973
Aparece nas coleções:PPGH - Mestrado em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnnaGSC_DISSERT.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.