Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18036
Title: Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos
Authors: Lemos, Elizama das Chagas
Advisor: Campos, André Mauricio Cunha
Keywords: Agentes sintéticos;Sistemas tutores inteligentes;Emoções;Algoritmos.
Issue Date: 31-May-2011
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LEMOS, Elizama das Chagas. Desenvolvimento de chatterbots educacionais: um estudo de caso voltado ao ensino de algoritmos. 2011. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011.
Portuguese Abstract: No desenvolvimento de Agentes Sintéticos Educacionais, ainda reside a dúvida sobre o que seria um comportamento que possa ser considerado, de fato, plausível para esse tipo de agente, qual forma pode ser considerada eficaz na transmissão do conhecimento pelo agente e qual o papel das emoções nesse processo. A proposta desse trabalho tem um cunho investigativo na tentativa de descobrir quais aspectos são importantes para esse comportamento coerente e prático no desenvolvimento de um chatterbot com o papel de tutor virtual, inserido no contexto de ensino de algoritmos. Neste estudo, são explanados os conceitos básicos de agentes, Sistemas Tutores Inteligentes, bots, chatterbots e como esses sistemas precisam se apresentar para transmitir credibilidade no seu comportamento. Modelos de emoções, personalidade e humor para agentes computacionais também são abordados, bem como estudos já realizados na área por outros pesquisadores. Após isso, é detalhado o protótipo desenvolvido, as pesquisas realizadas, síntese dos resultados alcançados, o modelo arquitetural do sistema, visão do ambiente computacional e visão macro das funcionalidades implementadas.
Abstract: In development of Synthetic Agents for Education, the doubt still resides about what would be a behavior that could be considered, in fact, plausible for this agent's type, which can be considered as effective on the transmission of the knowledge by the agent and the function of emotions this process. The purpose of this labor has an investigative nature in an attempt to discover what aspects are important for this behavior consistent and practical development of a chatterbot with the function of virtual tutor, within the context of learning algorithms. In this study, we explained the agents' basics, Intelligent Tutoring Systems, bots, chatterbots and how these systems need to provide credibility to report on their behavior. Models of emotions, personality and humor to computational agents are also covered, as well as previous studies by other researchers at the area. After that, the prototype is detailed, the research conducted, a summary of results achieved, the architectural model of the system, vision of computing and macro view of the features implemented.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18036
Appears in Collections:PPGSC - Mestrado em Sistemas e Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ElizamaCL_DISSERT.pdf2,43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.