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Título: Utilização de indicadores financeiros e não-financeiros na gestão de hotéis no Rio Grande do Norte: um estudo sob a ótica do Balanced Scorecard
Autor(es): Celestino, Maxwell dos Santos
Orientador: Silva, José Dionísio Gomes da
Palavras-chave: Contabilidade gerencial;Hotelaria;Indicadores de desempenho;Balanced Scorecard;Mangerial accountancy;Hospitality industry;Performance indicators;Balanced Scorecard
Data do documento: 24-Out-2003
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: CELESTINO, Maxwell dos Santos. Utilização de indicadores financeiros e não-financeiros na gestão de hotéis no Rio Grande do Norte: um estudo sob a ótica do Balanced Scorecard. 2003. 196 f. Dissertação (Mestrado em Mensuração Contábil) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2003.
Resumo: Esta Pesquisa é resultado de uma investigação relacionada aos aspectos que devem ser abordados na utilização de indicadores financeiros e não-financeiros para fins de avaliação do desempenho dos hotéis de médio e grande porte do Estado do Rio Grande do Norte, buscando oferecer uma contribuição ao estudo in loco de tais práticas de avaliação. Destacando o segmento hoteleiro como um dos mais importantes no cenário econômico atual. Utiliza como referencial conceitual o Balanced Scorecard, enfatizando, esta teoria como uma contribuição original à literatura de contabilidade gerencial, por repensar temas antigos, mostrando os pontos que estavam esquecidos ou mal interpretados, mostrando como podem ser aplicados aos tempos modernos, para atender às exigências impostas pelo ambiente mais competitivo para as empresas, aumentando a compreensão do tema vinculação entre estratégia e operação . O Objetivo da pesquisa é investigar se a gestão hoteleira dispõe de um sistema estruturado ou não de informações sobre a avaliação de desempenho. Como resultado da pesquisa é revelada a existência de avaliação de desempenho utilizando indicadores variados como: lucro contábil utilizado juntamente com o EVA/MVA, redução do tempo de ciclo, gestão da qualidade total, reengenharia, missão, visão, medidas estratégicas, feedback, risco, redução de custos/melhoria de produtividade, crescimento e mix de receitas, retenção/captação/satisfação e lucratividade de clientes, medidas de tempo e espera, qualidade do processo, custo dos processos, capacidades dos funcionários, sistemas de informação, motivação, empowerment e alinhamento. Conclui que a utilização dos conceitos oriundos do Balanced Scorecard pode contribuir com informações mais relevantes para o gerenciamento dos hotéis
Abstract: This study presents the results of a research on the use of financial and non-financial performance indicators used by medium and large hotels. The research was conducted in Rio Grande do Norte, a Brazilian State. The objective is to identify the usage of performance measures by these companies. Hotel industry is one of the most important sectors in the Rio Grande do Norte economy. The research takes the Balanced Scorecard as a conceptual framework, since it represents an original contribution to the literature of managerial accounting, for rethinking old issues, pointing out themes that were forgotten or badly interpreted, to discuss the requirements imposed by the economy environment, dominated by competitive companies, and increasing the understanding of the relationship between strategy and operation. The objective of the research is to investigate if the hotel managers make use of a managerial information system or not, when evaluating the performance of their business unit. The research reveals the usage of performance evaluation using a large variety of measures. Among them is worth mention: the usage of accounting profit altogether with the EVA/MVA, the process cycle time, total quality management, process transformation, strategic mission, vision, strategic measures, measures related to feedback, risk, costs, productivity, incomes, customers retention, customer satisfaction and profitability, measures using time as a component, quality of the process, cost of the processes, employees capabilities, information systems, motivation, empowerment and alignment. The research leads to the conclusion that the usage of the deriving concepts of Balanced Scorecard can improve the performance measurement systems used by hotels
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18183
Aparece nas coleções:PPGCC - Mestrado em Ciências Contábeis - Multi-institucional

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