Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18278
Título: O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança: uma ação coletiva da enfermagem
Título(s) alternativo(s): Monitoring of growth and development of the child: a collective action from the nursing
El seguimiento del crecimiento y desarrollo del niño: una acción colectiva de enfermería
Autor(es): Gurgel, Polyanna Keitte Fernandes
Brandão, Isabel Cristina Araújo
Santos, Ana Dulce Batista
Monteiro, Akemi Iwata
Teodósio, Sheila Saint-Clair da Silva
Palavras-chave: Enfermagem;Crescimento e desenvolvimento;Assistência de enfermagem
Data do documento: 2013
Citação: GURGEL, P. K. F. et al. O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança: uma ação coletiva da enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE On Line, Recife, v. 7, p. 625-631, 2013.ISSN 1981-8963. Disponível em: <http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/view/3150/pdf_2101>. Acesso em: 15 out. 2013.
Resumo: Relatar sobre a experiência da implementação de uma proposta de ação coletiva da enfermagem para o acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento de crianças(CD). Método: estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre a implementação de uma proposta de ação da enfermagem para o acompanhamento coletivo do CD das crianças atendidas na Unidade de Saúde da Família de Cidade Nova (USFCN) no município de Natal–RN, Brasil, realizado por meio de reuniões mensais com pais/cuidadores e crianças de acordo com a área de abrangência do serviço. Este estudo teve o projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP-UFRN), tendo com parecer final nº 201/2009. Resultados: o processo de trabalho do enfermeiro experimentou ganhos no exercício de uma práxis educativa e transformadora junto à comunidade. Pais e cuidadoras tiveram acesso à aprendizagem de novos conhecimentos, troca de experiências e auxílio nos cuidados domiciliários, através de uma nova dinâmica de fazer a atenção à saúde da criança. Conclusão: os resultados mostram que pais/cuidadores tornaram-se co-participantes do processo de cuidar, mas sem desobrigar as profissionais enfermeiras do compromisso na prestação do atendimento
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18278
ISSN: 19818963
Aparece nas coleções:CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AkemiIM_O acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento da criança.pdf498,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.