Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18516
Title: Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão
Authors: Oliveira, Glycia Melo
Porpino, Karenine de Oliveira
Keywords: Educação física escolar;Ginástica rítmica;Perspectivas críticas
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Goiás
Citation: OLIVEIRA, G. M. ; PORPINO, K. O. . Ginástica rítmica e educação física escolar: perspectivas críticas em discussão. Pensar a Prática (Online), v. 13, p. 1-18, 2010. ISSN: 1980-6183. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8632> Acesso em: 26 Fev. 2015
Abstract: A discussão a respeito de perspectivas críticas no cenário da Educação Física é relativamente recente. Nesse sentido, nos propusemos refletir sobre a ginástica rítmica no âmbito escolar a partir de uma visão crítica, tendo como alicerce teórico-metodológico as abordagens crítico-emancipatória (KUNZ, 2001) e crítico-superadora (COLETIVO DE AUTORES, 1992), bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física (BRASIL, 2001). Delimitamos nosso universo de estudo perpassando, historicamente, dos Movimentos ginásticos europeus ao contexto olímpico mundial para então, situar a entrada da ginástica rítmica no Brasil e sua inserção na escola e por fim, apontar e refletir perspectivas críticas do ensino da ginástica rítmica como conteúdo das aulas de Educação Física
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18516
ISSN: 1980-6183
Appears in Collections:CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karenine de OP. - Ginástica ritmica e educação fisica escolar.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.