Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18666
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFerreira, Debora Borgespt_BR
dc.contributor.authorNicacio, Nilson Herminiopt_BR
dc.date.accessioned2015-03-03T15:36:13Z-
dc.date.available2015-02-25pt_BR
dc.date.available2015-03-03T15:36:13Z-
dc.date.issued2013-08-14pt_BR
dc.identifier.citationNICACIO, Nilson Herminio. Uma justificava da validade do teorema fundamental da álgebra para o ensino médio. 2013. 57 f. Dissertação (Mestrado em Álgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicada) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18666-
dc.description.abstractAmong several theorems which are taught in basic education some of them can be proved in the classroom and others do not, because the degree of difficulty of its formal proof. A classic example is the Fundamental Theorem of Algebra which is not proved, it is necessary higher-level knowledge in mathematics. In this paper, we justify the validity of this theorem intuitively using the software Geogebra. And, based on [2] we will present a clear formal proof of this theorem that is addressed to school teachers and undergraduate students in mathematicseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortepor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEquação polinomial. Função polinomial. Geogebra. Teorema fundamental da álgebrapor
dc.subjectPolynomial equation. Polynomial function. Geogebra. Fundamental. Theorem of algebraeng
dc.titleUma justificava da validade do teorema fundamental da álgebra para o ensino médiopor
dc.typemasterThesispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFRNpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.contributor.authorIDpor
dc.contributor.advisorIDpor
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8894486682278789por
dc.contributor.referees1Santana, Fabiana Tristão dept_BR
dc.contributor.referees1IDpor
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3232330829280658por
dc.contributor.referees2Martins Neto, Daniele da Silva Baratelapt_BR
dc.contributor.referees2IDpor
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4004596903472944por
dc.description.resumoDentre os vários teoremas que são ensinados na educação básica, alguns podem ser demonstrados em sala de aula e outros não, devido o grau de dificuldade de sua prova formal. Um exemplo clássico e o Teorema Fundamental da Algébra, que não é demonstrado, pois é necessário conhecimentos em Matemática de nível superior. Neste trabalho, justicamos intuitivamente a validade do Teorema Fundamental da Algebra usando o software Geogebra. E, baseados em [2], apresentamos uma clara demonstração formal desse teorema que está endereçada aos professores do ensino básico e alunos de licenciatura em Matemáticapor
dc.publisher.departmentÁlgebra; Análise matemática; Ensino de matemática; Geometria e topologia; Matemática aplicadapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
Appears in Collections:PPGMRN - Mestrado em Matemática em Rede Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NilsonHN_DISSERT.pdf1.09 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.