Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18714
Title: O desenvolvimento da indústria da reciclagem dos materiais no Brasil: motivação econômica ou benefício ambiental conseguido com a atividade?
Other Titles: ¿El desarrollo de la industria del reciclaje de los materiales en Brasil: interés económico o beneficio ambiental suscitado por la actividad?
The development of material recycling industry in Brazil: economic efforts or environmental benefits getting at the activity?
Authors: Figueiredo, Fábio Fonseca
Keywords: Índices de reciclagem;Setor industrial da reciclagem;Reciclagem no Brasil;Motivação econômica da reciclagem no Brasil;Índices de reciclaje;Sector industrial del reciclaje;Reciclaje en Brasil;Interés económico del reciclaje en Brasil;Recycling rates;Recycling industrial sector;Recycling in Brazil;Economic efforts of the recycling in Brazil
Issue Date: Jan-2012
Publisher: Scripta Nova
Citation: FIGUEIREDO, Fábio Fonseca. O desenvolvimento da indústria da reciclagem dos materiais no Brasil: motivação econômica ou benefício ambiental conseguido com a atividade? Scripta Nova. Revista Electrónica de Geografía y Ciencias Sociales. Barcelona: Universidad de Barcelona, 2012, v. 16, n. 387. Disponível em: <http://www.ub.es/geocrit/sn/sn-387.htm> Acesso em 10 mar. 2015.
Abstract: A indústria de reciclagem vem se desenvolvendo no Brasil desde o começo dos anos noventa, o que resulta em elevados índices de reciclagem e tecnologia de ponta na reciclagem de alguns materiais. Requisitada como estratégia para a gestão dos resíduos no destino final, a reciclagem possui a particularidade de ser uma atividade econômica bastante rentável. Este artigo analisa os índices da indústria de reciclagem dos materiais no Brasil. Com base nos resultados obtidos através da consulta bibliográfica e dados estatísticos oriundos de fontes primárias e secundárias, conclui-se que a atividade da reciclagem dos materiais no Brasil se presta a satisfazer exclusivamente às demandas econômicas do setor. Neste sentido, a contribuição ambiental da reciclagem perde relevância visto que o crescimento da atividade está condicionado às demandas da cadeia produtiva industrial
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18714
ISSN: 1138-9788
Appears in Collections:CCHLA - DPP - Artigos publicados em periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O desenvolvimento da ind...eguido com a atividade_.pdf12,7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.