Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18860
Title: A geografia no currículo do ensino médio e no vestibular da UFRN: 2001-2007
Authors: Ferreira, Hilma de Azevedo
Advisor: Carvalho, Edilson Alves de
Keywords: Currículo;Ensino da Geografia;Ensino médio;Ensino superior;Vestibular;Curriculum;Geography teaching;Secondary school;Higher education; Vestibular
Issue Date: 17-Oct-2008
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Hilma de Azevedo. A geografia no currículo do ensino médio e no vestibular da UFRN: 2001-2007. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa examina os resultados do processo seletivo do vestibular para ingresso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos anos de 2001, 2003, 2005 e 2007, relativos aos conhecimentos exigidos nas provas e apresentados pelos candidatos, na área da Geografia. Observa os conteúdos privilegiados nas provas discursivas e os seus respectivos índices de aproveitamento, discutindo-os a partir do currículo oficial do ensino médio, expresso nos documentos oficiais do Ministério da Educação(MEC): Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM) e Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+ do Ensino Médio). Busca-se, especificamente, evidenciar quais os fundamentos e conteúdos que estruturam o currículo da Geografia, conforme as orientações do currículo oficial; discutir em que medida esses conteúdos se fazem presentes nas perguntas e respostas corretas dos vestibulandos, assim como refletir sobre o que possivelmente sugerem os resultados do vestibular acerca dos conhecimentos apresentados nas respostas. Nesse processo de investigação, a retomada histórica sobre o ensino no Brasil e os dados estatísticos sobre a educação básica e ensino superior nos últimos anos, cumprem a função de mapear o cenário no qual se configura a temática desta pesquisa, bem como de tornar compreensíveis algumas variáveis intervenientes: estrutura social, política, econômica e cultural. A discussão se efetua no cruzamento entre currículo e ensino, ensino da Geografia e ensino médio no Brasil, articulando-se estas variáveis com a questão da acessibilidade ao ensino superior, mediante o vestibular. A despeito dos limites desta pesquisa, tanto em termos de metodologia quanto de aprofundamento da análise, os resultados conduziram a importantes reflexões que podem contribuir para a compreensão de que o desempenho dos vestibulandos nas provas de Geografia tem desdobramentos variados. Estes devem ser pensados com rigor científico, a fim de evitar qualquer explicação precipitada ou desavisada, cujas conclusões podem ter repercussões sérias, tanto para os sistemas de ensino como para a população estudantil
Abstract: This work examines the results of the selecting process to enter Universidade Federal do Rio Grande do Norte called Vestibular, in 2001, 2003, 2005 and 2007, in relation to the necessary knowledge presented by the candidates in the Geography area. It observes the contents in the discursive exams and its corresponding results discussing them from the official curriculum of the Secondary School, as it is stated in the official documents of Ministério da Educação(MEC): Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCNEM) e Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+ do Ensino Médio). We aim to highlight what are the contents and background of the Geography curriculum according to the orientations of the official curriculum; discuss in what measure these contents are present in the questions and in the correct answers of the candidates as well as reflect upon what possibly is suggested by those results concerning the knowledge presented in the answers. In this investigation process, the history of the teaching in Brazil is taken up together with the statistical data about the Fundamental School and about Higher Education in the last years. Both map the scenario in which this research takes place as well as make knowledgeable some variables such as: cultural, economical, political and social structures. The discussion takes place between the curriculum and the teaching, Geography teaching and Secondary School in Brazil articulating these variables with the question of accessibility to Higher Education through the Vestibular . Despite the limitations of this research in terms of methodology and deepening of analysis, the results led us to important observations which can contribute to the understanding of that the students´ performance in the Geography examination has several outspreads. These must be thought with scientific exactness in order to avoid any rushed and careless explanations leading to conclusions that may have serious consequences for the teaching systems and the students
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18860
Appears in Collections:PPGe - Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HilmaAF.pdf907,77 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.