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Título: As representações sociais da Geografia escolar: um olhar sobre a prática didático-pedagógica
Autor(es): Oliveira, Marlene Macário de
Palavras-chave: Geografia - prática pedagógica;Representações sociais;Educação e complexidade;Geografia e educação;Geography - pedagogical practice;Social representations;Education and complexity;Geography and education
Data do documento: 26-Dez-2006
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: OLIVEIRA, Marlene Macário de. As representações sociais da Geografia escolar: um olhar sobre a prática didático-pedagógica. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Dinâmica e Reestruturação do Território) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006.
Resumo: To present research had for study object to understand the social representations of the school geography for the students of the Municipal Schools Lions Prata and Dr. Francisco Brasileiro, located in the neighborhood of Catolé, and in Santa Terezinha District, respectively, in the municipal district of Campina Grande/PB. The objective of that study consisted of identifying, to understand and to analyze those apprehensions in the form as they are communicated and executed at the school and in the society. That search is due to the fact that the constant reproduction of the same ones in the current world context in that we are inserted doesn't to the understanding of the being's complexity and of the knowledge in the educational and social extent. Like this, we considered urgent their dialogues in practice didactic-pedagogic of the geography for ressignificar the geographical knowledge produced in the city. Authors as Moscovici; Jodelet; Bourdieu; Tuan; Foucault; Castoriadis; Morin among others contributed in the reflexive mediation of the imaginary symbolic emitted by the interior speeches of the 281 (two hundred and eighty and a) researched students. Those corresponded to 64,0% (sixty four) integral of the enrolled ones in the two schools of the municipal public system of teaching (INEP, 2005). A qualitative-quantitative survey was used and its answers were categorized by using the statistical description of the Statistical Package for the Social Sciences SPSS Program. The freeassociation of words technique was also used in order to verify some information. The results revealed that the social representations of geography are still grounded in fragmented, content-based, positivistic and functional conceptions of man, society and the world. Manifestation of a traditional and organicistic teaching, this unveiling excludes the historical capacity of the students creative construction of knowledge, as well as a competent and demanding educational mediation
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa teve por objeto de estudo compreender as representações sociais da geografia escolar pelos alunos das Escolas Municipais Lions Prata e Doutor Francisco Brasileiro, localizadas no Bairro do Catolé, e no Distrito de Santa Terezinha, respectivamente, no município de Campina Grande/PB. O objetivo desse estudo consistiu em identificar, compreender e analisar essas apreensões na forma como são comunicadas e efetivadas na escola e na sociedade. Essa busca se deve ao fato de que a constante reprodução das mesmas no atual contexto de mundo em que estamos inseridos não favorece ao entendimento da complexidade do ser e do saber no âmbito educativo e social. Assim, consideramos urgentes suas interlocuções na prática didático-pedagógica da geografia para ressignificar o conhecimento geográfico produzido na cidade. Autores como Moscovici; Jodelet; Bourdieu; Tuan; Foucault; Castoriadis; Morin entre outros contribuíram na mediação reflexiva do imaginário simbólico emitido pelas falas interiores dos 281 (duzentos e oitenta e um) alunos pesquisados. Esses corresponderam a 64,0% (sessenta e quatro) integrantes dos matriculados nas duas escolas do sistema público municipal de ensino (INEP, 2005). Para a obtenção dos dados foi utilizado questionário quantiqualitativo. As respostas foram categorizadas considerando a análise de conteúdo fornecida pelo uso da descrição estatística através do Programa Statistical Package for the Social Sciences -SPSS. Também foi utilizada a técnica da associação livre de palavras para verificação das informações. Os resultados revelaram que as representações sociais da geografia permanecem ancoradas em concepções fragmentadas, conteudísticas, positivistas e funcionalistas de homem, sociedade, e mundo. Manifestação de um ensino tradicional e organicista, esse desvelamento inibe a capacidade histórica de participação criativa acerca da produção do conhecimento pelos sujeitos sociais, bem como, de uma mediação educativa competente e exigente
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18961
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