Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/18999
Título: As voltas da história: terra, memória e educação patrimonial na boa vista dos negros
Autor(es): Cavignac, Julie Antoinette
Palavras-chave: Memória;Quilombolas;Direitos coletivos
Data do documento: 2013
Referência: CAVIGNAC, Julie Antoinette. As voltas da história: terra, memória e educação patrimonial na boa vista dos negros. Vivência: revista de antropologia, Natal, v.1, n.42, p. 113 - 126, 2013. ISSN 2238-6009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufrn.br/vivencia/article/view/5455/4441>. Acesso em: 13 mar. 2015.
Abstract: Os africanos tiveram um papel central no desenvolvimento econômico, social e cultural do Nordeste brasileiro: como escravos, participaram ativamente da ocupação do território e dos processos produtivos (cana de açúcar, gado e algodão), teceram solidariedades em torno das irmandades, se organizaram em comunidades quilombolas, perpetuaram histórias, práticas e saberes. No entanto, a historiografia oficial invisibilizou essa presença e menosprezou a importância da mão de obra negra, especialmente pouco se sabe sobre os libertos muito antes da Abolição. Apresentamos alguns elementos que indicam a existência de outra história e de processos constitutivos de uma amnésia generalizada quando se fala do “tempo do cativeiro”. A memória e a tradição cultural auxiliam no exercício da evocação do passado, mostram os caminhos percorridos para recuperar uma história que ainda fica para ser escrita, justificando as buscas recentes pelos direitos territoriais por parte dos grupos detentores dessa história. O exemplo da comunidade quilombola de Boa Vista que redescobre seu passado na hora da reivindicação do território coletivo ilustra a difícil e necessária tomada de consciência de uma memória silenciada durante séculos
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/18999
ISSN: 2238-6009
Aparece nas coleções:CCHLA - DANT - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As voltas_Julie.pdf308,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.