Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19045
Título: Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?
Autor(es): Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva
Kishore, Angeli
Reis, Germano Glufke
Baptista, Luciene Lopes
Medeiros, Carlos Alberto Freire
Palavras-chave: Cultura organizacional;Liderança transformacional;Setor de restaurantes;Liderança transacional
Data do documento: 2013
Referência: BARRETO, Leilianne Michelle Trindade da Silva et al. Cultura organizacional e liderança: uma relação possível?. Revista de Administração FEA-USP, v. 48, p. 34-52, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rausp/v48n1/04.pdf>. Acesso em: 19 maio 2015.
Abstract: No presente artigo discutem-se as relações entre a cultura organizacional e a liderança desempenhada pelos gestores no contexto de 37 restaurantes de uma capital brasileira. Como referenciais teóricos, foram abordados os conceitos de cultura organizacional, sendo adotados para a pesquisa o conceito de cultura como vari- ável, os conceitos de liderança transformacional e transacional e as relações entre cultura organizacional e liderança. Utilizaram-se questionários para entender as relações entre quatro tipos de culturas organizacionais – clã, inovativa, de mercado e hierárquica – e as lideranças transformacional (nas dimensões influência idealizada, motivação inspiracional, estimulação intelectual e consideração individualizada) e transacional (nos componentes recompensa contingente e gerenciamento por exceção e ausência de liderança). Foram encontradas correlações negativas entre a dimensão gerenciamento por exceção e a cultura inovativa e entre a dimensão consideração individualizada e a cultura hierárquica. Além disso, foi observado o predomínio das culturas clã e inovativa
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19045
ISSN: 0080-2107
Aparece nas coleções:CCSA - DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CulturaOrganizacionalLiderança_2013.pdf939,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.