Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19049
Título: Método de custeio abc: motivações estratégicas para sua implantação e aprimoramento
Autor(es): Pedroza, Jane Kelly Batista Ramalho
Araújo, Jaqueline Gomes Rodrigues de
Medeiros, Ayron Wanderley
Araújo, Aneide Oliveira
Palavras-chave: Método de custeio ABC;Métodos de custeio
Data do documento: 2013
Referência: PEDROZA, Jane Kelly Batista Ramalho et al. Método de custeio abc: motivações estratégicas para sua implantação e aprimoramento. Revista UNIABEU. Belford Roxo-RJ, v.6, n. 12, p. 185-200, janeiro- abril, 2013. ISSN 2179-5037. Disponível em: <http://www.uniabeu.edu.br/publica/index.php/RU/article/view/864/pdf_366>. Acesso em: 19 maio 2013.
Abstract: A opção pelo método de custeio Activity Based Costing – ABC, em uma organização, faz parte da decisão por uma gestão estratégica de custos. O método de custeio ABC foi desenvolvido com o intuito de tratar os custos indiretos de forma menos arbitrária que os métodos de custeio tradicionais. Esta pesquisa tem como objetivo conhecer as motivações estratégicas que impulsionam a adoção de um método de custeio como o ABC em uma empresa industrial de grande porte, bem como o que garante sua utilização em detrimento a outros métodos de custeio. A pesquisa utilizou-se da metodologia de estudo de caso e caracteriza-se como descritiva e qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando-se de questões semi-estruturadas. O estudo permitiu inferir que, dentre os fatores decisivos para a implementação do método ABC na empresa estudada, destacam-se: a necessidade informacional, justificada pelo mix de produtos e diversificação, e o auxílio ao planejamento estratégico. A limitação do método em tratar custos fixos como variáveis não foi percebida pelo entrevistado, diminuindo o campo de abrangência do potencial informativo do método. Diante do exposto, mesmo reconhecendo a complexidade de utilização do ABC, a empresa destaca seu potencial informativo como fator determinante de sua utilização
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19049
ISSN: 2179-5037
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MétodoCusteioAbc_2013.pdf188,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.