Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19057
Título: Evidenciação de títulos híbridos sob a ótica das normas internacionais, U.S. GAAP e BR GAAP
Autor(es): Quirino, Márcio César de Oliveira
Boente, Diego Rodrigues
Melo, Clayton Levy Lima de
Palavras-chave: Títulos híbridos;Norma IAS 32;Evidenciação;Norma SFAS 150
Data do documento: 2011
Citação: QUIRINO, Márcio César de Oliveira; BOENTE, Diego Rodrigues; MELO, Clayton Levy Lima de. Evidenciação de títulos híbridos sob a ótica das normas internacionais, U.S. GAAP e BR GAAP. Revista Ambiente Contábil – UFRN – Natal-RN. v. 3. n. 1, p. 60-71, jan./jun., 2011. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1316/1024>. Acesso em: 22 maio 2015.
Resumo: Este estudo tem como objetivo principal verificar como estão sendo evidenciados e a forma de contabilização de títulos híbridos entre as normas internacionais, norte americanas e brasileiras. Para tanto, têm-se os seguintes objetivos específicos: (a) estabelecer uma relação de normas básicas que constituíam o arcabouço teórico contábil brasileiro que discorria sobre o assunto que fazia a divisão entre títulos como tratando da classificação de títulos como passivo ou como patrimônio líquido; (b) identificar os conceitos apresentados pela norma internacional (IAS 32) e a norte-americana (SFAS 150) e comparar com procedimentos ou normas em separado no Brasil que abordem o assunto para explicitar diferenças; (c) evidenciar que tipos de instrumentos financeiros utilizados no Brasil seriam suscetíveis a aplicação da norma norte-americana; (d) analisar como a Endesa Brasil S.A, que reporta suas demonstrações financeiras a Securities and Exchange Comission (SEC), classifica seus títulos híbridos em suas divulgações obrigatórias. A pesquisa classifica-se como um estudo bibliografico, documental e qualitativo. Como principal resultado, não foi possível verificar diferenças na classificação desse tipo de instrumento financeiro como também em relação a sua evidenciação levando em consideração as normas brasileiras BRGAAP e IFRS
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19057
ISSN: 2176-9036
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EvidenciaçãoTítulosHibridos_2011.pdf97,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.