Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19058
Título: Análise do comportamento do custo com a água: estudo de caso na companhia Alfa
Autor(es): Araújo, Rodrigo Fonseca de
Vieira, Edzana Roberta Ferreira da Cunha
Segantini, Giovana Tonetto
Melo, Clayton Levy Lima de
Palavras-chave: Construção civil;Custo com a água;Processo decisório
Data do documento: 2011
Citação: ARAÚJO, Rodrigo Fonseca de et. al. Análise do comportamento do custo com a água: estudo de caso na companhia Alfa. Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 13, n. 52, p. 36-44, set/dez., 2011. ISSN 2177-417X. Disponível em: <http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/pensarcontabil/article/view/1196>. Acesso em: 22 maio 2015.
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com a perspectiva de aprofundar o conhecimento nas empresas do ramo da construção civil e, mais especificamente, a importância de se conhecer os custos que envolvem o processo de elaboração de um produto ou serviço. Foi realizado um estudo bibliográfico e empírico, o qual tem como objetivo geral analisar se as variações dos custos de água da Companhia Alfa, empresa da construção civil situada na cidade do Natal/RN, podem ser explicadas pelas mudanças nos níveis de atividade, expressos pelo “número de unidades construídas” e “materiais diretos”. Esse empreendimento possui 48 unidades construídas verticalmente e seu processo de construção ocorreu entre os anos de 2004 e 2008. A verificação dos dados ocorreu através de aplicação de métodos estatísticos a fim de determinar a existência de correlação linear entre as variáveis estudadas, bem como elaborar a função custo de cada uma dessas relações. Essa equação demonstra até que ponto o custo da água se apresentou como fixo e em quais proporções ele sofreu variação, além de possibilitar a predição de valores do custo com a água diante de valores estabelecidos para as variáveis explicativas. Após a análise dos dados desta pesquisa, pôde-se concluir que realmente existe uma correlação linear forte entre as variáveis estudadas, além de ter sido possível construir as funções custo dessas duas variáveis independentes. Portanto, é possível predizer valores do custo com a água ao se analisar o número de unidades construídas ou ao se utilizar do custo com os materiais diretos aplicados na obra
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19058
ISSN: 2177-417X
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnáliseComportamentoCusto_2011.pdf863,01 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.