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Título: Análise do posicionamento estratégico para implementação da gestão estratégica de custos: um estudo de caso em uma empresa do setor de beneficiamento de aço inoxidável
Autor(es): Cavalcanti, Maria Aparecida do Nascimento
Ferreira, Helem Mara Confessor
Araújo, Aneide Oliveira
Palavras-chave: Gestão Estratégica de Custos;Posicionamento Estratégico;Direcionadores
Data do documento: 2013
Citação: CAVALCANTI, Maria Aparecida do Nascimento; FERREIRA, Helem Mara Confessor; ARAÚJO, Aneide Oliveira. Análise do posicionamento estratégico para implementação da gestão estratégica de custos: um estudo de caso em uma empresa do setor de beneficiamento de aço inoxidável. Revista Ambiente Contábil, Natal, v. 5. n. 1, p. 75 – 92, jan./jun. 2013. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/3317/2694>. Acesso em: 18 maio 2015.
Resumo: A Gestão Estratégica de Custos auxilia os gestores no processo de redução de custos e, simultaneamente, no fortalecimento da sua posição estratégica. Nessa perspectiva, o presente estudo tem como objetivo investigar a integração existente entre o posicionamento estratégico e a gestão de custos de uma empresa beneficiadora de aço inox. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, através de um estudo de caso, utilizando como técnica de coleta de dados a entrevista não-estruturada e pesquisa documental . Observou-se que seu posicionamento estratégico está orientado para a estratégia de diferenciação, e que no primeiro estágio da cadeia de valor, a seleção dos fornecedores, já começa o processo de agregação de valor da empresa, que garante a qualidade aos seus produtos. Verificou-se que fatores como ociosidade da produção e investimentos em inovação tecnológica não são considerados pela administração na determinação de seus direcionadores de custos. Concluise que, o sistema de custeio utilizado pela empresa é ineficiente comprometendo a implementação de uma gestão estratégica baseada em informações de custos que lhe proporcione uma vantagem competitiva. E, para que seja implantada a GEC, a empresa deve, em princípio, conhecer a sua cadeia de valor, em especial seus direcionadores de custos, adotando um sistema de custeio capaz de mensurá-los
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19143
ISSN: 2176-9036
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