Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19147
Título: Responsabilidade socioambiental na hotelaria: um estudo na via costeira de Natal, RN
Título(s) alternativo(s): Environmental liability in hotel industry: towards a study of coastal route of Natal, RN
Responsabilidad ambiental en hostelería: hacia un estudio de la costa de Natal, RN
Autor(es): Virginio, Darlyne Fontes
Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Palavras-chave: Turismo;Sustentabilidade;Responsabilidade socioambiental
Data do documento: Ago-2011
Citação: VIRGINIO, Darlyne Fontes; FERREIRA,Lissa Valéria Fernandes. Responsabilidade Socioambiental na Hotelaria: um estudo na Via Costeira de Natal, RN. Caderno Virtual de Turismo, Rio de Janeiro, v. 11, p. 220-233, 2011. Disponível em: <http://www.ivt.coppe.ufrj.br/caderno/index.php?journal=caderno&page=article&op=view&path%5B%5D=569&path%5B%5D=282>. Acesso em: 21 maio 2015.
Resumo: Como decorrência da expansão do turismo nos últimos anos e do acesso ao lazer e entretenimento, tem havido maiores oportunidades de conhecimento sobre e para novas culturas, além do incremento de ações sociais e ambientais que estabelecem relações diretas ou não com a atividade turística. Assim, é notório enfatizar que essa atividade tem sido vista, por alguns, como fator de desenvolvimento, crescimento econô- mico e também causador de muitos impactos. Mas será que as empresas do setor turístico tratam todas essas variáveis com responsabilidade? A inclusão social e a gestão correta do meio ambiente fazem-se medidas que precisam ser encaradas com urgência pelos diversos atores envolvidos no turismo. Assim sendo, a análise e identificação de ações de responsabilidade socioambiental praticadas pelos empresários da hotelaria situados na Via Costeira de Natal/RN, configurou-se como objetivo desse estudo para a realização do trabalho proposto, o qual se trata de uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa que contou com a realização de entrevistas junto aos gestores desses empreendimentos. De um modo geral, os resultados obtidos com esta pesquisa apontaram que apesar de tímida e de ainda requerer avanços, os hotéis da Via Costeira de Natal praticam ações de responsabilidade ambiental, social e corporativa junto ao seu município e a seus colaboradores
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19147
ISSN: 1677 6976
Aparece nas coleções:CCSA - DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ResponsabilidadeSocioambientalHotelaria_2011.pdf663,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.