Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19173
Título: Roteiros (ECO) turísticos em áreas protegidas da Amazônia: plicação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) na APA Algodoal/Maiandeua, Pará, Brasil.
Autor(es): Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça
Figueiredo, Silvio José de Lima
Bezerra, Glauco de Araújo
Alcântara, Iracema de Souza
Palavras-chave: Roteiros (eco) turísticos;Sistema de Informação Geográfica - SIG;Amazônia
Data do documento: 2011
Citação: NÓBREGA, Wilker Ricardo de Mendonça et al. Roteiros (ECO) turísticos em áreas protegidas da Amazônia: aplicação do Sistema de Informação Geográfica (SIG) na APA Algodoal/Maiandeua, Pará, Brasil. Revista Geografica de America Central (online), v. 1, p. 1-17, 2011. Disponível em: <http://www.revistas.una.ac.cr/index.php/geografica/article/view/1876>. Acesso em: 25 maio 2015.
Resumo: O uso de recursos naturais para a composição de roteiros (eco) turísticos é uma premissa fundamental para o planejamento de áreas com apelo turístico. Na Amazônia brasileira, o uso do Sistema de Informação Geográfica como instrumento de planejamento turístico ainda é pouco utilizada. O objetivo deste trabalho foi de apresentar o uso de recursos tecnológicos na composição de roteiros (eco) turísticos na APA de Algodoal/Maiandeua, Estado do Pará, Brasil, fazendo-se uso das trilhas existentes na região, demonstrando mapas e perfis de cada trilha. Foram utilizados suportes teóricos de Bahl (2004) e Nóbrega (2007, 2008) para uma discussão conceitual sobre planejamento, roteiros e turismo. Acerca dos aspectos do SIG, teóricos como Nodari et. al.(2006) e Rocha (2002) deram suporte para o diálogo sobre o tema em questão. Acerca da metodologia, foram utilizadas pesquisas bibliográficas do tipo exploratórias, coleta de dados com o suporte GPS – Garmin eTrex Vista HCx, além do uso do Software ArcGIS 9.2 para construção dos mapas digitais com base nos dados obtidos. Percebeu-se que a elaboração de roteiros (eco) turísticos sob o uso do SIG pode ser um grande aliado para o planejamento turístico na Amazônia brasileira
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19173
ISSN: 1011-48X
Aparece nas coleções:CCSA - DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RoteirosEcoTurísticos_2011.pdf738 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.