Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19174
Título: Proposição de roteiros ecoturísticos e de turismo de aventura como alternativa de desenvolvimento no município de Acari (RN)
Título(s) alternativo(s): A proposal for ecotourism and adventure tourism circuits as an alternative to development in the municipality of Acari (RN, Brazil)
Autor(es): Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça
Dantas, Ítalo Victor de Souza
Palavras-chave: Roteiros ecoturísticos;Turismo de aventura;Desenvolvimento local;Acari - RN
Data do documento: 2014
Citação: Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça; Dantas, Ítalo Victor de Souza. Proposição de roteiros ecoturísticos e de turismo de aventura como alternativa de desenvolvimento no município de Acari (RN). Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v.7, n.3, ago/out 2014, pp.576-601. Disponível em: <http://www.sbecotur.org.br/rbecotur/seer/index.php/ecoturismo/article/viewFile/818/704>. Acesso em: 25 maio 2015.
Resumo: O objetivo principal desse trabalho é propor roteiros ecoturísticos e de turismo de aventura na região do Açude Gargalheira, município de Acari/RN, buscando viabilizar o desenvolvimento socioeconômico da localidade, balizado na perspectiva do uso racional dos recursos naturais. Para tanto, foram demandados esforços na realização do inventário da oferta turística local. Também foi realizado um levantamento da infraestrutura de apoio e turística do município. Necessitou-se ainda de uma hierarquização dos atrativos turísticos inventariados, estabelecendo a potencialidade e representatividade que cada atrativo possui. A metodologia utilizada para realização desse processo foi a proposta pelo Ministério do Turismo - MTUR (2011) adaptada do Centro Interamericano de Capacitação Turística (CICATUR). Além disso, também foi analisado o perfil dos turistas e visitantes em Acari com intuito de identificar as características da demanda que visita o município. Por último, foram propostos dois roteiros ecoturísticos, compostos pela visitação de cinco diferentes localidades, todos nas serras que circundam o Açude Gargalheira. Neles são contempladas várias atividades, desde interpretação do ambiente natural, definição de trilhas, prática de rapel, escalada, e visitação de sítios arqueológicos. Os resultados apontaram que, a criação de roteiros ecoturísticos e de turismo de aventura no município de Acari (RN )são alternativas viáveis na busca pela diversificação da oferta turística e do desenvolvimento socioeconômico local
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19174
ISSN: 1983-9391
Aparece nas coleções:CCSA - DETUR - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProposiçãoRoteirosEcoturísticos_2014.pdf476,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.