Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19182
Título: Processo de decisões orçamentárias: da racionalidade à política organizacional
Título(s) alternativo(s): Budget decision process: from rationality to organizational policy
Autor(es): Aldatz, Ramiro Jorge
Lima Junior, Melquiades Pereira de
Araújo, Afrânio Galdino de
Palavras-chave: Processo orçamentário;Política organizacional
Data do documento: 2013
Referência: ALDATZ, Aldatz Ramiro; LIMA JUNIOR, Melquiades Pereira de; ARAÚJO, Afrânio Galdino de. Processo de Decisões Orçamentárias: Da Racionalidade à Política Organizacional. Pretexto, Belo Horizonte, v. 14, p. 50-63, 2013. Disponível em: <http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/1525/pdf>. Acesso em: 08 jun. 2015.
Abstract: Os estudos mais críticos do processo de decisão possuem grande relevância para as ciências administrativas, econômicas e sociais, pois contribuem para aproximar os indivíduos de uma interpretação mais real das relações e das decisões que os cercam. Assim, este trabalho busca demonstrar de forma clara um estudo de caso exploratório do processo orçamentário de uma empresa no ramo de Petróleo e Gás. A análise foi realizada de forma exploratória e descritiva de uma empresa na área privada, e os resultados, como forma de avaliação, foram comparados com um estudo anterior de uma empresa estatal. Os resultados demonstram que o processo de tomada de decisão de orçamento é uma dinâmica social complexa em que atuam tanto fatores racionais, quanto interesses diversos e relações sociais. Por um lado, o orçamento mercadológico confere caráter racional de Simon (1971), mas, por outro, o processo no âmbito estatal proporciona os aspectos sociais e políticos, descritos por Ramos (1989)
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19182
ISSN: 1984-6983
Aparece nas coleções:CCSA - DEPAD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ProcessoDecisõesOrçamentárias_2013.pdf183,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.