Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19193
Título: A Gestão estratégica de custos nas organizações do terceiro setor: um estudo de caso no Estado da Paraíba
Autor(es): Martins, Orleans Silva
Pedrosa Neto, Carlos
Araújo, Aneide Oliveira
Palavras-chave: Terceiro setor;Gestão estratégica de custos;Contabilidade gerencial
Data do documento: 2008
Citação: MARTINS, Orleans Silva; PEDROSA NETO, Carlos; ARAÚJO, Aneide Oliveira. A gestão estratégica de custos nas organizações do terceiro setor: um estudo de caso no Estado da Paraíba. Revista Contabilidade Vista e Revista, Belo Horizonte, v. 19, n. 2, p. 61-84, abr./jun., 2008. ISSN 0103-734X. Disponível em: <http://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/354/353>. Acesso em: 22 maio 2015.
Resumo: Ocupando lacunas deixadas pelo Governo nos serviços prestados à população, as organizações do Terceiro Setor surgiram no Brasil a partir da vontade individual de seus idealizadores, com uma imensa representatividade e importância frente à população, apesar de sofrerem com a escassez de recursos. Dessa forma, este estudo foi realizado com o objetivo de investigar o uso da Gestão Estratégica de Custos no processo de tomada de decisão de uma organização do Terceiro Setor do Estado da Paraíba, destacando as vantagens de se gerir estrategicamente os custos dessa organização. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, através das pesquisas bibliográfica e documental, e da realização de uma entrevista com o gestor dessa organização. Em seus resultados observou-se que, em sua cadeia de valor, sua maior vantagem competitiva encontra-se na sua fase inicial, ou seja, na captação de pessoal qualificado para a execução dos serviços; que seu posicionamento estratégico é o de redução de custos, buscando melhor utilizar os recursos obtidos e ampliar a prestação de serviços à comunidade; e a necessidade de adoção de um modelo de custeio que contemple a apropriação dos custos indiretos que leve em conta o consumo efetivo das horas de mão-de-obra direta envolvidas na execução das atividades. Assim, tendo em vista essas observações e as especificidades da organização, a Gestão Estratégica de Custos se revela um indispensável instrumento de auxílio à tomada de decisão nessa organização, maximizando a utilização de seus recursos e ampliando a oferta de seus serviços
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19193
ISSN: 0103-734X
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GestãoEstratégicaCustos_2008.pdf181,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.