Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19209
Título: Aplicação da filosofia just in time em uma indústria do ramo da pesca em Natal/RN
Autor(es): Moura, Angélica Maria Constantino de
Moreira, Heloyse Izabelle
Lopes, Renata Griffith Santiago
Lucena, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira
Mota, Renato Henrique Gurgel
Palavras-chave: Just in time;Controladoria;Indústria da pesca
Data do documento: 2012
Citação: MOURA, Angélica Maria Constantino de et al. Aplicação da filosofia just in time em uma indústria do ramo da pesca em Natal/RN. Custos e @gronegócio on line, Recife, v. 8, número especial, p. 1-154, novembro, 2012. ISSN 1808-2882. Disponível em: <http://www.custoseagronegocioonline.com.br/edicaoespecial2012.html>. Acesso em: 25 maio 2015.
Resumo: A filosofia Just In Time surgiu no Japão, em meados da década de 70, como um método para o planejamento e controle das operações em áreas fabris, sendo utilizado também, em anos mais recentes, em operações de serviço. Dessa forma, o presente artigo trata-se de um estudo de caso em uma empresa que atua no beneficiamento de peixes e camarões, localizada na cidade de Natal-RN. A empresa atua no mercado norte-riograndense de beneficiamento do pescado para exportação há mais de 50 anos. Tendo em vista que a empresa trabalha com produtos perecíveis e adota uma filosofia de estoque mínimo, surge a seguinte indagação: a empresa possui viabilidade de implantação do sistema Just in Time na sua linha de produção? O objetivo da pesquisa é analisar a capacidade de implantação do sistema Just In Time em uma indústria do ramo beneficiamento de pescado para exportação. A metodologia utilizada foi sobretudo descritiva, bibliográfica e estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de visita técnica à linha de produção, e através de entrevista semi estruturada e aberta. Como resultado da pesquisa observou-se que a empresa estudada, embora possua leves traços favoráveis do sistema, não está preparada no momento para sua plena mudança tendo em vista que existe uma grande quantidade de pontos tais como o não comprometimento total do processo por parcela dos funcionários e também a necessidade de formação de estoque existente em determinadas encomendas, no qual contrariam o que diz a filosofia do Just In Time
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/19209
ISSN: 1808-2882
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AplicaçãoFilosofiaJust_2012.pdf117,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.