Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19222
Título: Pesquisa empírica: uma contribuição ao tratamento contábil dos bens de uso comum
Autor(es): Lima, Diana Vaz de
Silva, Maurício Corrêa da
Borges, Erivan Ferreira
Pereira, José Matias
Palavras-chave: Bens de uso comum;Tratamento contábil;Setor público
Data do documento: 2011
Referência: LIMA, Diana Vaz de et. al. Pesquisa empírica: uma contribuição ao tratamento contábil dos bens de uso comum. Revista Ambiente Contábil, Natal, RN, v. 3. n. 2, p. 34-44, jul./dez. 2011. ISSN 2176-9036. Disponível em: <http://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1354/1057>. Acesso em: 26 maio 2015.
Abstract: Os bens de uso comum são aqueles passíveis de utilização por toda a população, podendo ser de uso gratuito ou retribuído, de acordo com o estabelecimento legal da entidade de cuja administração pertencerem. Este trabalho tem por objetivo preencher algumas lacunas existentes em termos de contabilização desses bens, representando, então, uma contribuição aos critérios de reconhecimento, mensuração e evidenciação dos bens de uso comum. Trata de estudo que identificou seus aspectos conceituais e legais e realizou pesquisa nacional com a aplicação de 1.044 questionários, visando traduzir os resultados em dimensões mensuráveis de fenômenos experimentais e observáveis da população brasileira sobre a contabilização desses valores. A justificativa para o estudo está no fato de que somente em 2008, com a edição das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, os bens de uso comum passaram a ser incorporados ao patrimônio das entidades públicas, e de que a natureza desses bens não coaduna com os critérios de reconhecimento de Ativos presentes na doutrina contábil, notadamente quanto à geração de benefícios econômicos. Os resultados mostram que a maioria da população pesquisada reconhece que os bens de uso comum trazem benefícios para a sociedade e acredita que seja importante que esses valores sejam evidenciados nos Balanços Públicos. O critério de mensuração é identificado como sendo a maior dificuldade em tratar contabilmente os bens de uso comum do povo
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19222
ISSN: 2176-9036
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PesquisaEmpiricaContribuição_2011.pdf286,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.