Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19225
Título: Comprometimento e ética profissional: um estudo de suas relações junto aos contabilistas
Autor(es): Borges, Erivan
Medeiros, Carlos
Palavras-chave: Ética profissional;Comprometimento;Códigos de ética;Preceitos éticos
Data do documento: 2007
Referência: BORGES, Erivan; MEDEIROS, Carlos. Comprometimento e ética profissional: um estudo de suas relações junto aos contabilistas. R. Cont. Fin., São Paulo, v. 18, n. 44, p. 60-71, maio/ago. 2007. ISSN 1519-7077. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rcf/article/view/34234/36966>. Acesso em: 26 maio 2015.
Abstract: Neste trabalho, apresenta-se um estudo das relações do comprometimento com a ética profi ssional junto aos profi ssionais da área contábil, na tentativa de averiguar se o nível de introjeção dos valores éticos infl uencia o seu nível de comprometimento. Na etapa empírica, foram utilizados dois instrumentos de mensuração, sendo um relativo ao comprometimento organizacional de Medeiros (2003), adaptado para a profi ssão, com 28 (vinte e oito) indicadores e outro com 20 (vinte), construído a partir do teorizado por Lisboa et al. (1997), que foi inspirado no código de ética do contador gerencial do Institute of Management Accountants, como um conjunto de quatro preceitos mínimos: a competência, o sigilo, a integridade e a objetividade, que na visão dos autores, representam as bases mínimas exigidas num código de ética, analisados a partir das técnicas de análise fatorial, regressão linear e test “t”. Constatou-se que o comprometimento é infl uenciado pelo nível de introjeção ética e que existe diferenciação no comprometimento por parte das duas categorias profi ssionais: técnicos e contadores. O resultado do estudo mostra que o profi ssional de nível superior tem seu comprometimento infl uenciado diretamente pelo nível de introjeção dos deveres éticos da profi ssão em quatro bases diferentes, e o técnico em contabilidade em duas. O estudo mostra, também, que a objetividade é o maior preditor do comprometimento, sendo esse mais bem evidenciado pelos aspectos instrumentais e normativos, possibilitando considerar que as relações de troca e de necessidade se apresentam como salientes diante da atuação ética dos contabilistas
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19225
ISSN: 1519-7077
Aparece nas coleções:CCSA - DCC - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ComprometimentoEticaProfissional_2007.pdf606,28 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.