Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19315
Título: Tradução, adaptação cultural e propriedades psicométricas da versão brasileira do mobility assessment tool physical activity (MAT-PA) em idosos comunitários brasileiros
Autor(es): Oliveira, Juliana Souza de
Orientador: Guerra, Ricardo Oliveira
Palavras-chave: atividade física;idoso;estudo de validação
Data do documento: 17-Dez-2013
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: OLIVEIRA, Juliana Souza de. Tradução, adaptação cultural e propriedades psicométricas da versão brasileira do mobility assessment tool physical activity (MAT-PA) em idosos comunitários brasileiros . 2013. 3378f. Dissertação (Mestrado Em Fisioterapia) - Centro De Ciências Da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Resumo: Objetivo: Traduzir e avaliar as propriedades psicométricas do Mobility Assessment Tool Physical Activity (MAT-PA) em idosos comunitários brasileiros. Métodos: Trata-se de um estudo tradução, adaptação cultural, e acurácia do instrumento MAT-PA, no qual foram avaliados 329 idosos, com idade mínima de 60 anos, residentes na comunidade. Os indivíduos submeteram-se a um formulário de avaliação composto por: questionário sócio-demográfico e de saúde percebida; avaliação física; Prova Cognitiva de Leganés (PCL); Center for Epidemiologic Studies Depression Scale (CES-D); International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); Mobility Assessment Tool Physical Activity (MAT-PA). Dessa amostra total, 42 idosos utilizaram o acelerômetro durante 8 dias. Para verificar a confiabilidade teste-reteste do MAT-PA, reaplicou-se esse instrumento em 34 idosos 8 dias após a primeira avaliação. A análise estatística utilizada foi a correlação de Spearman, o Coeficiente de Correlação Intra-classe, o coeficiente α de Cronbach, o Bland-Altman e o teste T pareado. Resultados: As correlações dos dados IPAQ e acelerômetro versus o escore total do MAT-PA foram significativas e apresentaram um coeficiente de correlação de Spearman de 0,13 e 0,41, respectivamente. Analisou-se também a confiabilidade que apresentou as seguintes medidas: consistência interna, pelo coeficiente alfa de Cronbach (α= 0,70); Concordância teste-reteste, pelo coeficiente de correlação intra-classe (CCI=0,53; p<0,001). Conclusão: A versão brasileira do Mobility Assessment Tool Physical Activity (MAT-PA) como um instrumento de avaliação da atividade física de idosos, mostrou ser um método válido e confiável.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19315
Aparece nas coleções:PPGFS - Mestrado em Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaSouzaDeOliveira_DISSERT.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.