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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19342
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Maria Helena Braga e Vaz da | - |
dc.date.accessioned | 2015-10-27T23:35:01Z | - |
dc.date.available | 2015-10-27T23:35:01Z | - |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Maria Helena Braga e Vaz da. A tensão pós-moderna no cinema. Ciências Sociais Unisinos, São Leopoldo, v. 43, n. 1, p. 79-85, jan./abr. 2007. ISSN:1519-7050. Disponível em: <http://revistas.unisinos.br/index.php/ciencias_sociais/article/view/5650>Acesso em: 27/05/2015 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1519-7050 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19342 | - |
dc.description.abstract | Increasing interest in new special effect technologies has fostered new possibilities in the use of cinema apparatuses. Digital as well as other technologies, which have been used to represent illusion, fantasy or realism, have been a feature of contemporary cinema production. The general understanding is that cinema’s strength lies in the possibility of creating images of the real – not necessarily the real. This is the key element in the production of meaning, making cinema a signifying system connected to reality. Starting from different theories about the condition of post-modernity, this paper discusses contemporary cinema production by looking at the representation of urban space and violence as well as new paradigms for representing and understanding cultural identity in post-modernity and how we represent it through images. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Espaço urbano | pt_BR |
dc.subject | Pós-modernidade | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.title | A tensão pós-moderna no cinema | pt_BR |
dc.title.alternative | The post-modern tension in the cinema | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UNISINOS | pt_BR |
dc.description.resumo | O atual interesse pelo uso de novas tecnologias na produção de efeitos especiais tem estabelecido novos parâmetros para o cumprimento dos objetivos específicos e inerentes ao aparato cinematográfico. O cinema contemporâneo, de uma maneira geral, adepto da digitalização de imagens e da introdução de novas e altas tecnologias de produção de efeitos especiais, motivado seja pela busca da ilusão, da construção de fantasias, do escapismo narrativo ou do realismo, de uma maneira ou de outra, encontrou apoio no entendimento generalizado de que sua força se baseia no fato de ser a imagem do real, e não necessariamente o real, o elemento catalisador dos sentidos e significados relacionados à realidade. A partir da abordagem de diferentes perspectivas teóricas acerca da “condição pós-moderna” pretende-se discutir a produção cinematográfica contemporânea no contexto da sua representação do espaço urbano e da temática da violência elaboradas a partir de novos parâmetros de compreensão da “identidade cultural” na pós-modernidade e como a representamos através de imagens. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CCHLA - DEART - Artigos publicados em periódicos |
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