Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19347
Título: Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais
Título(s) alternativo(s): Exploring the generators of trust in interorganizational purchases
Autor(es): Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva
Lopes, Fernando Dias
Alloufa, Jomária Mata de Lima
Leite, Ana Patrícia Rodrigues
Palavras-chave: Relações comprador-fornecedor;Compra interorganizacional
Editor: Fundação Getúlio Vargas
Citação: TACCONI, Marli de Fátima Ferraz da Silva. Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão (Lisboa), v. 10, p.37-47, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/pdf/rpbg/v10n3/v10n3a05.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.
Resumo: The interorganizational purchases increasingly present the cooperative relationships with suppliers as a key point for an effective management in the supply chain. In this direction, this research aims to explore the gen- erators of trust in the interorganizational purchase relationships. The methodology used has been exploratory and descriptive. It is also characterized for its qualitative approach and content analysis. The results have shown that in the buyers’ perception, independent of branch of activity, there is trust between the buyer and the supplier. The definition of trust has come from analysis as a synonym of competitive advantage referring to the capacity of the supplier in contributing for the organizational success of the purchasing company. As a conclusion, it may be said that the generators of interorganizational trust emerge from a mix of three aspects: the good operational perfor- mance, a special relationship and the business ethics.
metadata.dc.description.resumo: As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornece- dores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compra dores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu-se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19347
ISSN: 1645-4464
Aparece nas coleções:CCSA - DEPAD - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExplorandoGeradoresConfiança.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.