Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19348
Título: As marcas culturais das festas populares no fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte
Autor(es): Souza, Elmano Ricarte de Azevedo
Palavras-chave: Fotojornalismo - Tribuna do Norte;Fotojornalismo - Correio da Manhã;Folkcomunicação;Manifestações culturais;Festas de junho
Data do documento: 25-Fev-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: SOUZA, Elmano Ricarte de Azevêdo. As marcas culturais das festas populares no fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte. 2014. 110f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Mídia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: This research is about the cultural marks and meanings production on the popular culture context, in honor of Catholics Saints of June: Saint Antony; Saint John and Saint Peter (with celebrations in June 13th, 24th and 30th respectively). These marks are find on the newspapers’ photography of Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brazil) and Correio da Manhã (Lisbon, Portugal). All the photos were published in June 2012. The analysis has theory and methodology in Folkcommunication and in Sociocultural Photocatography. The investigation has focus in the meanings of these marks on the photojournalism about the popular parties and their practices. The study observes also a common view to report about popular culture, which has the influence of a hegemonic paradigm that considers itself the only true one.
metadata.dc.description.resumo: Investiga-se e analisam-se as marcas culturais e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012, com base teórica e metodológica da Folkcomunicação e da Fotocartografia Sociocultural. A partir dessas pressupõe-se que tais imagens possuem significados representacionais das manifestações culturais populares das festas. A pesquisa ainda aponta que há um olhar comum ao se retratar a cultura popular no veículo de comunicação. Um olhar cujas características são de um paradigma dominante o qual exclui conhecimentos ditos “não eruditos”.
URI: http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19348
Aparece nas coleções:PPGEM - Mestrado em Estudos da Mídia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElmanoRicarteDeAzevedoSouza_DISSERT.pdf10,69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.