Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/19410
Título: Processos de construção do sentido por portadores da Síndrome de Asperger
Título(s) alternativo(s): Procesos de construcción del sentido por portadores de la Síndrome de Asperger
Autor(es): Tavares, Gerlanne da Cunha
Orientador: Duque, Paulo Henrique
Palavras-chave: Cognição e linguagem;Construção do sentido;Síndrome de Asperger
Data do documento: 29-Ago-2014
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: TAVARES, Gerlanne da Cunha. Processos de construção do sentido por portadores da Síndrome de Asperger. 2014. 105f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Resumo: Para a Linguística Cognitiva, a construção do sentido se dá através do acionamento de processos mentais específicos que estão diretamente ligados às experiências socioculturais, sensório-motoras e perceptuais. Em portadores da Síndrome de Asperger, o comprometimento desses processos, devido a características específicas da própria síndrome, pode estar diretamente relacionado a problemas de construção de sentido por estes indivíduos. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é investigar os processos cognitivos que direcionam a construção do sentido nestes portadores de transtornos neurais. A pesquisa é realizada com alunos da APAARN (Associação de pais e amigos dos autistas do Rio Grande do Norte), tendo como grupo de controle alunos neurotípicos de outras instituições, sendo os portadores da síndrome praticantes da língua materna o grupo experimental da pesquisa. Para elucidar o processo de construção do sentido por estes alunos, foram desenvolvidos testes contendo pistas linguísticas norteadoras responsáveis pelo acionamento de alguns processos cognitivos como os esquemas (JOHNSON, 1987), frames (MINSKY, 1974), affordances (GIBSON,1979) e simulação mental (BARSALOU,1999). Os testes foram baseados nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, mais precisamente, da Teoria Neural da Linguagem. Os resultados apontam para uma possível justificativa para o comprometimento da construção do sentido, que compreende diretamente a relevância intersubjetiva das inferências recebidas e construídas socialmente pelos participantes especificamente desta análise.
Abstract: Para la lingüística Cognitiva, la construcción del sentido darse a través del accionamiento de procesos mentales específicos que están directamente ligados a las experiencias socioculturales, sensorio motores y perceptuales. En portadores de la Síndrome de Asperger, el comprometimiento de estos procesos, debido a características específicas dela propia síndrome, puede estar directamente relacionado a problemas de construcción de sentido por estos individuos. En este sentido, el objetivo de esta investigación es investigar los procesos cognitivos que direccionan la construcción del sentido en estos portadores de trastornos neurales. La investigación es realizada con alumnos de la APPARN (Associação de país e amigos dos autistas do Rio Grande do Norte), teniendo como grupo de control alumnos neurotípicos de otras instituciones, siendo los portadores de la síndrome practicantes de la lengua materna o grupo experimental de la búsqueda. Para elucidar el proceso de construcción del sentido por estos alumno, fueron desarrollados testes contiendo rasgos linguisticos norteadores responsables por el accionamiento de algunos procesos cognitivos como los esquemas (JOHNSON, 1987), frames (MINSKY, 1974), affordances (GIBSON, 1979) y simulación mental (BARSALOU, 1999). Los testes fueron basados en los presupuestos teóricos de la Lingüística Cognitiva, más precisamente, de la Teoria Neural del Linguaje. Los resultados apuntan para una posible justificativa para el comprometimiento de la construcción del sentido en portadores de la Síndrome de Asperger, que comprende directamente la relevancia intersubjetiva de la infersencias recibidas y construidas socialmente por los participantes específicamente de este análisis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/19410
Aparece nas coleções:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GerlanneDaCunhaTavares_DISSERT.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.